7 Setembro 2022

Resistência da Ucrânia em destaque no Estação Imagem Coimbra que abre dia 13 de setembro

Resistência da Ucrânia em destaque no Estação Imagem Coimbra que abre dia 13 de setembro

A resistência do povo da Ucrânia face à invasão das tropas russas é o mote para o Estação Imagem 2022, que arranca no dia 13 de setembro, em Coimbra. Ao todo são seis exposições (quatro de fotógrafos ucranianos), que chegam a vários espaços da cidade até 06 de novembro. O Prémio Estação Imagem 2022, coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra e pela associação Estação Imagem, vai ser anunciado no dia 17 de setembro, numa cerimónia a decorrer no Teatro da Cerca de São Bernardo, com a presença dos membros do júri.

Como manifestação de apoio à Ucrânia e à resistência do seu povo face à invasão das tropas russas, esta é uma edição dedicada aos fotojornalistas ucranianos. Entre as seis exposições do programa do festival, cinco são sobre a guerra na Ucrânia, quatro delas de fotógrafos ucranianos e outra do célebre fotojornalista americano James Nachtwey. A sexta resulta do projeto vencedor da Bolsa Estação Imagem 2020—2022 Coimbra.

 

THE UNVANQUISHED, ou «aqueles que não podem ser vencidos», é um trabalho sobre a invasão do exército russo feito por James Nachtwey para a revista The New Yorker. Uma exposição única que o fotógrafo oferece à ESTAÇÃO IMAGEM e que está a montar para o festival de Coimbra. Mais do que um fotógrafo multipremiado, reconhecido e agraciado em todo o mundo, Nachtwey é hoje uma lenda viva do fotojornalismo. Pelo autor, pelo trabalho e pelo momento, esta é a exposição que museus, galerias e espaços expositivos de todo o mundo gostariam de ter nesta altura. O autor estará em Coimbra de 16 a 17 de setembro.

 

As quatro exposições de fotógrafos ucranianos são “O INVERNO VERMELHO DE BUCHA”, de Daniel Berehulak, que passou várias semanas a documentar os crimes de guerra em Bucha; “CERCO A MARIUPOL”, de Evgeniy Maloletka e Mstyslav Chernov, fotógrafo e operador de vídeo que reportaram o cerco e massacre infligido pelas tropas russas na cidade portuária do sul da Ucrânia; “O ÚLTIMO REDUTO”, do combatente e fotógrafo Dmytro Kozatskyi, que documenta por dentro os 80 dias da resistência do Regimento Azov no labirinto da siderurgia Azovstal, «lugar da minha vida e da minha morte», como registou o agora prisioneiro do exército russo; “ÊXODO”, um retrato da fuga de milhares de ucranianos, essencialmente mulheres e crianças, pelo olhar de 14 fotógrafos seus conterrâneos.

 

Já “INTERIOR”, de Ricardo Lopes, resulta do projeto vencedor da BOLSA ESTAÇÃO IMAGEM 2020-2022 COIMBRA, focado no fenómeno de despovoamento que desde a década de 1960 afeta o território do Centro de Portugal.

 

Com abertura simultânea no dia 13 de setembro em vários espaços da cidade, as exposições decorrem até dia 6 de novembro no âmbito do programa do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2022 COIMBRA, cujo júri internacional vai reunir na cidade do Mondego entre os dias 14 e 16 de setembro.

 

David Furst, curador e antigo editor de fotografia internacional do The New York Times, Prémio Pulitzer de fotografia quatro anos seguidos, The World Press Photo of the Year, Pictures of the Year International, e Visa d’Or, entre outros, é o presidente do júri da edição deste ano. Daniel Berehulak – dois prémios Pulitzer, seis World Press Photo, dois Photographer Of The Year da Pictures of the Year International, entre outros – e Newsha Tavakolian – fotógrafa multipremiada e membro da Magnum Photos, cujas fotos estão nas coleções privadas de instituições como Victoria & Albert Museum, Los Angeles County Museum of Art, British Museum, Sackler Gallery ou Boston Museum of Fine Art – são os outros membros do júri que vai atribuir os prémios e selecionar o projeto BOLSA ESTAÇÃO IMAGEM 2022 COIMBRA. São, no total, oito as categorias a concurso: Notícias, Assuntos Contemporâneos, Vida Quotidiana, Desporto, Arte e Espetáculos, Ambiente, Série de Retratos e Fotografia do Ano. É de todas as reportagens apresentadas a concurso que o júri escolhe a vencedora do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2022 COIMBRA. Ao mesmo tempo, elege o vencedor da Bolsa, que permitirá a um fotojornalista desenvolver ao longo de um ano um projeto fotográfico sobre a região de Coimbra. O período de inscrições termina a 09 de setembro.

 

O anúncio dos vencedores e entrega de prémios terá lugar no dia 17 de setembro, numa cerimónia a decorrer no Teatro da Cerca de São Bernardo (11h00 —12h30), com a presença dos membros do júri, onde também farão nessa tarde uma conferência (17h30).

 

O programa inclui também visitas guiadas e comentadas às exposições (14—17 de setembro) e a exibição, no auditório do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, dos três filmes premiados no FIKE 2021 – Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora, onde o prémio Documentário foi atribuído por um júri da ESTAÇÃO IMAGEM (13—17 de setembro).

 

Com o tema «Actuar apesar do medo», João Silva, fotógrafo do The New York Times, vai ministrar aulas abertas de fotojornalismo (14—16 de setembro). Membro do célebre The Bang Bang Club e multipremiado pela cobertura de conflitos nas mais diversas geografias, João Silva é também Doutor Honoris Causa em Fine Arts pela Corcoran School of Arts and Design em Washington DC, EUA, e condecorado pelos governos de França e Portugal.

 

Programa completo em http://www.estacao-imagem.com.

 

Esta será a quinta vez que Coimbra acolhe o Estação Imagem, cujo sucesso se refletiu, em edições anteriores, num elevado número de visitantes aos diversos espaços do evento.

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×