30 Novembro 2022

CM de Coimbra junta entidades para plantar 620 árvores autóctones e semear 2.000 bolotas de sobreiro

CM de Coimbra junta entidades para plantar 620 árvores autóctones e semear 2.000 bolotas de sobreiro

Dando continuidade ao programa do Dia da Floresta Autóctone, que se comemorou a 23 de novembro, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em colaboração com um conjunto de entidades, está a plantar 620 árvores de espécies autóctones e vai semear cerca de 2.000 bolotas de sobreiro em vários pontos do concelho. Estão ainda previstas diversas ações de sensibilização e de controlo de espécies invasoras, que envolvem associações e população escolar.

Devido às condições atmosféricas, o programa que estava preparado para a semana de 23 de novembro, data em que se comemora o Dia da Floresta Autóctone, foi parcialmente adiado, tendo sido reiniciado a 28 de novembro, com a plantação de 200 árvores ripícolas, junto à ribeira de Coselhas, operação que se prevê terminar durante o dia de hoje, 30 de novembro. No próxima sexta-feira, dia 02 de dezembro, vão ser semeadas bolotas de quercíneas, no bosquete da Rua Gago Coutinho, envolvendo os alunos da Escola Eugénio de Castro e da Escola Martim de Freitas. Aproveitando a janela de 04 a 09 de dezembro, assim as condições atmosféricas o permitam, vão também plantar-se 220 sobreiros na Quinta da Maia e na Rua José Castilho.

 

As espécies ripícolas estão a ser plantadas na frente ribeirinha próxima da Ribeira de Coselhas, o sobreiro e os restantes exemplares arbóreos em locais de encosta e meia encosta, como a Avenida António Portugal, na Rua José Castilho, na Rua Vicente Pindela e na Avenida Fernando Namora. São elas o freixo, o choupo negro, o salgueiro negro, o salgueiro branco, o amieiro, o lodão bastardo, e o carrasco, o medronheiro, o castanheiro, a aveleira, o sobreiro e o carvalho alvarinho.

 

As ações contam com a colaboração das Escolas EB 2/3 Eugénio de Castro e da Martim de Freitas, que se associam na sementeira de bolotas e na futura monitorização da germinação e crescimento dos sobreiros na Rua José Castilho, na Avenida António Portugal, na Rua Gago Coutinho e na Escola Martim de Freitas, e das Associações de Moradores da Urbanização Valverde e do Monte Formoso que colaboram nas ações a decorrer em ambos os locais, como a plantação de árvore e controlo de espécies invasoras.

 

A Metro Mondego juntou-se à iniciativa da CM de Coimbra com a doação de 200 espécimes a plantar em dois locais próximos do canal do MetroBus, com a participação e com a colaboração da CM de Coimbra e da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. Foram selecionados dois locais, a Avenida Fernando Namora e a Rua Vicente Pindela, onde vão ser efetuadas plantações dos exemplares selecionados (carrasco, medronheiro, castanheiro, aveleira, sobreiro e carvalho alvarinho).

 

Recorde-se que a comemoração do Dia da Floresta Autóctone surge por adaptação aos países mediterrânicos do Dia Mundial da Árvore (21 de março), criado inicialmente em países do norte da Europa, e assinala-se no período de plantação e de sementeira próprios das condições climatéricas dos países da europa do sul. A floresta autóctone, originária do território e parte integrante dos ecossistemas naturais, está adaptada às condições do solo e do clima e adaptada a longos períodos de seca ou de chuva intensa.

 

A Câmara Municipal de Coimbra ciente da importância da floresta autóctone e do seu contributo para o funcionamento dos ecossistemas urbanos e periurbanos comemora este dia, através do trabalho colaborativo de várias unidades orgânicas (Departamento do Espaço Público e Mobilidade, Divisão de Espaços Verdes e Jardins, Departamento de Educação e Juventude, Divisão de Educação, Gabinete Técnico Florestal e Balcão Único do Prédio – BUPi) na organização um conjunto de ações já desenvolvidas e a desenvolver ao longo dos próximos dias.

 

O programa previsto para assinalar o Dia da Floresta Autóctone está, naturalmente, em linha com a estratégia verde do atual executivo camarário, comprovada, entre outras medidas, na adesão ao Pacto de Autarcas, na pedonalização da Avenida Aeminium, na criação de um Departamento de Ambiente, na criação da Rede Municipal de Micro-Reservas para a Conservação da Natureza e Biodiversidade e na plantação de centenas de árvores (Plano Municipal de Arborização 2022).

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×