29 Novembro 2022

CM de Coimbra promove melhoria do serviço da ECOVIA

CM de Coimbra promove melhoria do serviço da ECOVIA

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na reunião do Executivo de dia 28 de novembro, uma proposta dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) de melhoria da acessibilidade ao serviço do sistema ECOVIA, bem como a atualização tarifária. Segundo o despacho da presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, Ana Bastos, com estas alterações “dá-se um passo em frente no sentido de ser criado um verdadeiro sistema de ParkRide”.

Sob proposta dos SMTUC, a CM de Coimbra deliberou a melhoria do sistema ECOVIA e a respetiva atualização tarifária, a vigorar a partir de janeiro de 2023, para incentivar o uso do sistema, através do alargamento do acesso ao universo dos utilizadores da rede geral dos SMTUC. “Com esta medida dá-se um passo em frente no sentido de ser criado um verdadeiro sistema de ParkRide, onde os utilizadores são convidados a largar o seu veículo individual, em parques periféricos, sem custo, ou a custos módicos, finalizando a sua viagem no espaço urbano, por recurso à rede de transportes públicos”, defende a presidente do CA dos SMTUC, Ana Bastos.

 

No decurso da operação da ECOVIA, “os SMTUC têm vindo a monitorizar as utilizações do sistema”, e depois de um ano sobre a implementação do sistema “para além das medidas introduzidas na fase inicial do projeto, face à reduzida procura e aos meios alocados à operação, impõe-se refletir as condições de acesso ao sistema ECOVIA em vigor e ajustar os tarifários, procurando encontra soluções ao nível da operacionalidade do sistema, tornando-o mais atrativo e acessível”, justifica a informação técnica.

 

Assim, é proposta a suspensão das tipologias Passe Rede Geral+ e do Passe Geral+ (entidade). Por outro lado, é criado o Passe Rede Geral (entidade) com configuração idêntica ao atual Passe Rede Geral + (entidade) e estabelece-se a permissão de acesso ao sistema através do Passe Geral dos SMTUC, o qual possibilita igualmente o estacionamento nos parques ECOVIA. Também vai passar a ser possível a venda a bordo nas viaturas afetas ao sistema, com o custo de 1,70 euros, destinado a passageiros ocasionais, principalmente turistas.

 

Entre as alterações a levar a cabo, destaque para o alargamento do passe rede geral de 30 euros, ao sistema ECOVIA, eliminando-se o atual passe de 35 euros (rede geral+), sendo a “forma de generalização do acesso ao serviço, por parte de todos os utilizadores dos SMTUC, alargando e promovendo a utilização deste sistema de transporte”. É ainda proposta a alteração do valor do Passe Rede Geral (entidade) para 25 euros (conforme o despacho do Conselho de Administração dos SMTUC de 18 de novembro) destinado a entidades que façam protocolo com os SMTUC e que garantam, no mínimo, “a adesão de pelo menos 20 utilizadores, o que permite diferenciar o tipo de utilizador do sistema”.

 

Já a implementação do valor de 1,70 euros, do bilhete a bordo, valor igual ao aprovado em reunião de Executivo de 14 de novembro para a rede geral dos SMTUC, uniformiza o custo do bilhete a bordo na ECOVIA com o restante sistema dos SMTUC, “potenciando dessa forma a utilização pontual sem que tenha associada a utilização regular, almejando angariar utilizadores pontuais, provenientes não só de estacionamentos em parques próximos das paragens da rede Ecovia, mas também utilizadores de outros meios de transportes como o serviço ferroviário”, justifica a informação.

 

Relativamente à melhoria de acessibilidade ao serviço da ECOVIA, propõe-se a alteração do circuito da linha vermelha, que passa a servir a zona da Estação Velha, assim como o parque dos viadutos da Casa do Sal, permitindo dar resposta a uma nova procura, designadamente face ao previsível aumento de utilizadores com destino ao CHUC, face aos constrangimentos ao estacionamento resultantes das obras do MetroBus, cujo arranque se perspetiva para breve.

 

Todas estas medidas vão no caminho da sustentabilidade e melhoria do serviço e, neste capítulo, refira-se a decisão de “otimizar o circuito efetuado pela Linha vermelha (Casa do Sal – HUC), passando a efetuar serviço na Rua do Padrão junto à Estação de Coimbra B, e ainda que o atual percurso da Linha Vermelha no sentido Casa do Sal – HUC, efetuado atualmente pela estrada de Coselhas, passe a efetuar-se pela via de acesso à circular externa, retomando a partir da rotunda da Fucoli o mesmo percurso, efetuado”, explica a informação técnica.

 

 

Intervenção da vereadora Ana Bastos sobre este tema na íntegra:

O sistema Ecovia foi criado, na sua 1ª edição, em 1997 e pretendia disponibilizar um sistema complementar ao sistema de transportes públicos em Coimbra, baseado no conceito de Park&Ride: ou seja, a criação de parques periféricos, gratuitos ou tarifados a preços muito acessíveis, devidamente servidos por transportes públicos, capazes de induzir os utilizadores a largarem o seu veículo na periferia e finalizarem a viagem, recorrendo aos transportes públicos.

 

A falta de gestão do sistema de estacionamento nos locais de maior procura, associado a um serviço separatista e elitista traduziu-se rapidamente na falta de sustentabilidade económica e que levou à sua posterior suspensão, no final de 2006. Com esta medida, passou a permitir-se aos utilizadores do Passe Rede Geral, estacionarem gratuitamente nos parques ECOVIA (Casa do Sal e Vale das Flores) e a utilizarem, a partir daí, a rede de transportes.

 

Com a reintrodução do Sistema ECOVIA, em 1 de junho de 2021, nos mesmos moldes e condições da 1ª edição, era previsível a reincidência nos problemas do passado. Optou-se por criar um sistema separativo, baseado em parques semiperiféricos e na definição de tarifas direcionadas aos automobilistas, diferenciando-as das destinadas à restante rede de transportes. Receou-se que, a generalização da utilização deste sistema, resultasse na sobrelotação das viaturas afetas ao serviço, em alguns períodos de maior procura.  Contudo isso não seria um problema, mas pelo contrário, seria um atingir dos objetivos a que o sistema procura responder: promover a transferência modal do transporte individual em viatura própria para os transportes públicos, com os inerentes benefícios em termos da descarbonização dos transportes e do alívio da pressão automóvel nas áreas urbanas centras mais congestionadas.

Decorrido pouco mais de um ano após a sua reedição, importa refletir sobre os níveis de procura, identificar os pontos críticos e encontrar soluções que permitam melhorar e dinamizar o sistema, de forma a garantir a sua viabilidade.

Na reunião de 10 de janeiro de 2022, ao final de meio ano de serviço, foram dados a conhecer a este executivo, os níveis de procura das 3 linhas da ECOVIA, tendo-se concluído que o sistema era extremamente deficitário. Concluiu-se, que em média, se registava o transporte de 3 passageiros/dia /linha, com um máximo de 5 passageiros/linha/dia, ou seja, realizavam-se 80 viagens, para transportar 9 a 15 pessoas por dia.

 

Estes números justificaram a extinção da linha roxa (a mais deficitária), mantendo-se em funcionamento as linhas Verde (18 horários) e Vermelha (37 horários).

 

No que se refere à situação atual, a procura melhorou, mas ainda assim, muito abaixo do desejável! Contabilizam-se mensalmente cerca de 450 carregamentos Rede Geral+ (entidade), resultante dos protocolos estabelecidos com 5 entidades/instituições e que garante o acesso ao sistema por 20 € mensais. Este ano, até ao final de setembro, registaram-se 30.135 validações, ou seja cerca de 15% do que seria expectável se todos os subescritores validassem o título, 2 vezes por dia. Conclui-se, portanto, que parte destes títulos passou a ser adquirido para dar acesso aos parques de estacionamento a um preço módico ou por utilizadores que anteriormente faziam uso do Passe Rede Geral (com o valor de 30,00€), passando a economizar mensalmente 10,00€.

 

Em complemento, importa ter presente que desde a abertura ao serviço da 2ª edição da ECOVIA foram emitidos apenas 8 (oito) Passes Rede Geral+, no valor de 35 € mensais, sendo que à data atual, apenas 1 (um) se mantém com carregamentos regulares. Este título, criado especificamente para o Sistema ECOVIA, registou este ano 213 validações, o que corresponde a 0,5 passageiro/dia.

Relativamente aos títulos ocasionais, registaram cerca de 2000 validações, sendo 94% relativas ao titulo “2 Deslocações + Estacionamento”, e 65% correspondentes à linha verde (1308 validações) vs 36% (608) na linha vermelha.

 

Perante estes resultados, importa equacionar a continuidade do Passe Rede Geral+, a tarifa atribuída à sua modalidade “entidade”, enquanto importa dinamizar o serviço. Nesse contexto propõe-se que a Câmara Municipal delibere aprovar a alteração do princípio de funcionamento do sistema da ECOVIA, propondo-se a:

 

  1. A suspensão do Passe Rede Geral+, no valor de 35€;
  2. A permissão de acesso ao sistema através do Passe Rede Geral (30,00€), o qual possibilita igualmente o estacionamento nos parques de estacionamento ECOVIA.
  3. A criação do Passe Rede Geral (entidade), com idênticas características e condições atualmente protocoladas, mas com valor de 25,00€, passando a permitir o acesso destes passageiros ao Sistema ECOVIA;
  4. A aplicação da taxa de atualização tarifária (TAT) de 6,11%, aos títulos ocasionais, nos termos estabelecidos pela AMT, no passado dia 31 de outubro, e aplicável ao transporte público coletivo de passageiros. Tal regra pressupõe a fixação do preço do Bilhete de Motorista (a bordo), em 1,70€, valor uniformizado com o estabelecido, por deliberação de câmara, de 14/11/2022, para os restantes títulos ocasionais da rede dos SMTUC.

 

Propõe-se ainda a alteração do circuito da linha vermelha, a vigorar a partir de  12 de dezembro, de forma a servir a zona da Estação Velha, assim como o parque situado por debaixo dos viadutos da Casa do Sal, permitindo assim dar resposta a uma nova procura, designadamente face ao previsível aumento de utilizadores com destino aos HUC, face aos constrangimentos impostos ao estacionamento,  resultantes das obras de implementação do MetroBus, cujo arranque das obras se perspetiva a muito curto prazo.

 

Com estas alterações pretende-se incentivar o uso do sistema ECOVIA, por alargamento do acesso ao universo dos utilizadores da rede geral dos SMTUC, fazendo-o convergir para um verdadeiro sistema de ParkRide, dando ainda resposta às múltiplas solicitações dos munícipes.  Com este sistema, os potenciais utilizadores são convidados a largar o seu veículo individual, em parques periféricos, sem custo, ou a custos módicos, finalizando a sua viagem no espaço urbano, por recurso à rede de transportes públicos.

 

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