30 Novembro 2022

Última sessão do ciclo de conversas “À redescoberta de Agustina” com Isabel Rio Novo revela dinâmica das relações de amizade da escritora

Última sessão do ciclo de conversas “À redescoberta de Agustina” com Isabel Rio Novo revela dinâmica das relações de amizade da escritora

A última sessão do programa “À redescoberta de Agustina”, coproduzido pelo Município de Coimbra e pela Cultura e Risco Associação Cultural, incentiva à análise, ao diálogo e à partilha de conhecimento sobre as relações de amizade que influenciaram a vida e a obra da consagrada escritora portuguesa. A não perder, na Casa da Escrita, no próximo sábado, dia 03 de dezembro, às 16h00.

O ciclo de conversas “À redescoberta de Agustina” termina este sábado (dia 03), às 16h00, na Casa da Escrita, com a rubrica “Agustina amiga de escritores e artistas”. Nesta sessão, convida-se a uma reflexão acerca da dinâmica de relações de amizade que a autora manteve com diversos artistas e qual a influência destas personalidades na sua vida e obra.

 

Ferreira de Castro, José Régio, Vieira da Silva, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade e Manoel Oliveira vão ser alguns dos nomes que compõem o tema desta conversa que procura, de igual modo, demonstrar a importância destas ligações no entendimento e na interpretação das obras da autora de “A Sibila”.

 

Orientada e ilustrada com fotografias de Isabel Rio Novo (autora de “O Poço e a Estrada”, a primeira grande biografia sobre Agustina Bessa-Luís), a última sessão vai ser acompanhada com a leitura de excertos da obra da escritora pelas vozes das atrizes Paula Garcia e Sofia Lobo. No final desta terceira sessão, o público vai ser também convidado a intervir colocando questões sobre a vida e obra da escritora evocada ao longo de três encontros, às quais Isabel Rio Novo procurará responder, esclarecendo os participantes.

 

Iniciado em outubro deste ano, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, o ciclo de conversas “À redescoberta de Agustina” lançou o convite para um percurso pela vida da “mais produtiva e complexa personalidade feminina da literatura portuguesa” ao longo de três conversas, cada uma com a sua temática, partindo todas elas de factos biográficos e da sua relação com a obra produzida.

 

O programa estimulou a contemplação acerca da vida e obra da escritora, sem, todavia, repetir factos que já são do domínio público, procurando revelar um pouco da escritora, em três sessões inéditas e exclusivas.

Dando continuidade à sua visão estratégica de apoio à criação de projetos de curadoria independente, bem como de promoção, afirmação e apoio aos agentes culturais que atuam no concelho, a Câmara Municipal de Coimbra associou-se a este evento, em coprodução com a Cultura e Risco Associação Cultural, com curadoria de Margarida Mendes Silva.

 

A sessão, que decorre na Casa da Escrita (Rua Dr. João Jacinto, n.º 8), tem uma duração aproximada de 1h30 e é de entrada livre.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×