12 Dezembro 2022

Ciclo “Sabores da Escrita” dedica conferência e jantar temático à literatura e gastronomia de Natal

Ciclo “Sabores da Escrita” dedica conferência e jantar temático à literatura e gastronomia de Natal

O ciclo de conferências e jantares temáticos “Sabores da Escrita” dedica ao Natal o próximo evento, que decorre na próxima sexta-feira, dia 16 de dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Às 20h00 tem lugar a conferência sobre “Literatura e Gastronomia – Sabores de Natal em autores portugueses contemporâneos”, proferida por José de Oliveira Martins. Segue-se o jantar, no qual vão ser servidas as iguarias que não faltam à mesa na quadra festiva do Natal. A conferência tem entrada livre e a participação no jantar, com custo associado, requer marcação prévia.

Na próxima sexta-feira, dia 16 de dezembro, decorre a quarta conferência e jantar temático que integram o ciclo “Sabores da Escrita”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) e que, desta vez, é dedicado ao tema “Literatura e Gastronomia – Sabores de Natal em autores portugueses contemporâneos”.

 

A partir das 20h00, José Cândido de Oliveira Martins, da Universidade Católica Portuguesa vai ter a seu cargo a apresentação de uma breve reflexão cultural, literária e turística sobre alguns textos de autores portugueses, em que se destacam nomes como Camilo Castelo Branco, Sophia de Mello Breyner Andresen ou Miguel Torga. A escrita literária destes autores incide a sua atenção sobre as ricas tradições gastronómicas da quadra natalícia em Portugal, mostrando algumas tendências assinaláveis, salvaguarda de uma memória, exploração simbólica e literária.

 

Já os interessados em aderir ao jantar, a que estão associados custos (22,50€/pessoa) e com lotação limitada, devem proceder a uma inscrição através do e-mail dct@cm-coimbra.pt ou por telefone: 239 702 630 (Casa Municipal da Cultura).

 

A ementa do jantar, confecionado e servido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), é a seguinte: Na mesa (pão e broa, queijo fresco e mel, enchidos e pataniscas de carne); Primeiro prato (canja de galinha gorda); Segundo prato (bacalhau assado com batatinhas e legumes ao alho); Terceiro prato (peru de Natal assado com arroz de frutos secos e esparregado); Sobremesas (pudim Abade de Priscos, pão de ló, arroz doce, sopa dourada, rabanadas com molho e canela, sonhos de abóbora e ananás); Bebidas (vinho branco e tinto e punch nacional).

 

Como habitual, o jantar temático conta ainda com a colaboração cénica da companhia Almanach e da Cooperativa Bonifrates.

A iniciativa tem como parceiros da Câmara Municipal de Coimbra, sob o ponto de vista científico, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/ Direção do DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades. São também parceiros os SASUC e EHTC.

 

Com a realização desta iniciativa, o projeto “Sabores da Escrita” encerra o ciclo de conferências e jantares temáticos que o Município de Coimbra promoveu no decurso de 2022, e que integra, em simultâneo, a programação “Baixa Natal 22: No Coração da Cidade”, enriquecendo a oferta cultural em Coimbra durante a quadra natalícia.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×