26 Dezembro 2022

Excelência na saúde distingue Coimbra como Melhor Município para Viver

Excelência na saúde distingue Coimbra como Melhor Município para Viver

Coimbra foi distinguida, recentemente, com o prémio Saúde na iniciativa do Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC), divulgada pelo “Jornal de Notícias” (JN), Melhores Municípios para Viver. Desde 2008, o INTEC mede a qualidade de vida nos concelhos portugueses. O vereador Miguel Fonseca recebeu o prémio, em representação do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, na gala que se realizou em Coimbra no início de novembro.

O estudo do INTEC assentou em três pilares – condições objetivas de vida (condições ambientais, infraestruturas e oportunidades oferecidas pelos municípios, por exemplo), bem-estar subjetivo (satisfação geral com as condições objetivas de vida e felicidade com a vida em geral) e qualidade percebida das relações entre diferentes grupos sociais e culturais. A partir daí, foram avaliadas 10 áreas: ambiente; economia e emprego; ensino e formação; felicidade; identidade, cultura e lazer; mobilidade e transportes; saúde; segurança, diversidade e tolerância; turismo; e urbanismo e habitação.

 

Coimbra conquistou a liderança no item saúde, quer nos dados objetivos, quer na avaliação resultante do inquérito aplicado aos habitantes do concelho. O que resulta, em parte, do facto de Coimbra ter o maior número de médicos e de enfermeiros por mil habitantes. O concelho de Coimbra obteve, também, o primeiro lugar – empatado com Cascais e Porto -no indicador “facilidade de acesso a serviços de qualidade na zona de residência”, em consonância com os resultados da análise aos dados quantitativos. Já na avaliação do tempo gasto para chegar ao hospital, as populações de Bragança e Pombal são as que mais pontuam. Os bragantinos voltam a pontuar na perceção quanto à eficácia na marcação de consultas de médico de família.

 

“A saúde é, efetivamente, uma marca de Coimbra. A reputação dos nossos hospitais e de todos os que aí desenvolvem a sua atividade, a qualidade das nossas estruturas físicas e humanas e a excelência dos nossos centros de investigação médica contribuem para que Coimbra se destaque no panorama internacional e Portugal ocupe os lugares cimeiros no ranking europeu do setor da saúde”, disse o vereador Miguel Fonseca, na intervenção em reunião do Executivo, após a entrega do galardão, referindo, ainda, que “a nossa cidade tem esta marca, carrega esta grata responsabilidade de ser o maior centro hospitalar e universitário do país, de acolher grandes profissionais deste setor que levam o nome da cidade além-fronteiras pelos seus importantes feitos”.

 

Questionado pelo JN sobre a atribuição desta distinção, o presidente da CM de Coimbra indicou vários fatores para este primeiro lugar: “temos o maior e melhor centro hospitalar do país, temos uma fantástica e reconhecida faculdade de medicina e um extraordinário politécnico, os cuidados de saúde primários são excelentes, estamos a recuperar alguns centros de saúde que precisavam de obras, como o de Fernão de Magalhães, um dos mais degradados”.  José Manuel Silva aproveitou, ainda, para lembrar que a qualidade de vida “vai muito para além dos cuidados em saúde, por muito bons que eles sejam”. “São precisos bons transportes coletivos, boas acessibilidades, espaços verdes, uma oferta de educação qualitativa, enfim, a definição de políticas que vão ao encontro das expectativas dos munícipes. É nesse conjunto de ofertas que se sustenta o bem-estar das pessoas”, sublinhou o edil.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×