5 Dezembro 2022

Reparação de muro na Rego do Bonfim e obras na Estevão Cabral obrigam a condicionamentos de trânsito

Reparação de muro na Rego do Bonfim e obras na Estevão Cabral obrigam a condicionamentos de trânsito

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra continua a recuperar a rede viária do concelho. Durante os próximos oito dias úteis, o trânsito vai estar cortado na Rua Rego do Bonfim, na freguesia de Santo António dos Olivais, entre as 8h00 e as 17h00, para reparar um muro caído e reconstruir a valeta existente. Já na Rua Padre Estevão Cabral, na União de Freguesias de Coimbra, vão executar-se trabalhos de pavimentação que se prolongam à Rua do Padrão, onde será feita uma pequena intervenção, que obrigam também a corte de trânsito, entre amanhã, dia 06 de dezembro, e quarta-feira, dia 07 de dezembro. Ambas as intervenções estão condicionadas às condições climatéricas.

No âmbito da “Empreitada De Conservação Corrente Da Rede Viária – Lote 4”, estão a decorrer trabalhos na Rua Rego do Bonfim, na freguesia de Santo António dos Olivais, que, se as condições meteorológicas o permitirem, vão prolongar-se durante oito dias úteis, implicando corte de trânsito. A obra está a cargo da empresa Prioridade-Construção De Vias De Comunicação, S.A.

 

De forma a executar os trabalhos, e dada a largura da via e o normal volume de tráfego existente durante o período diurno nesta zona, é necessário cortar o trânsito no local entre as 8h00 e as 17h00, incluindo a veículos de emergência, de forma reparar o muro caído, devido às águas provenientes da valeta a montante, que encurtou a já estreita via. Após a reparação do muro, a valeta vai ser reconstruída desde o cruzamento com a Rua Olival de São Domingos e prolongada mais 60 metros até a uma outra valeta mais abaixo.

Já no âmbito da Empreitada De Conservação Corrente Da Rede Viária – Lote 3, nas ruas Padre Estevão Cabral e do Padrão vão executar-se trabalhos de reparação e pavimentação parcial, a cargo da empresa Prioridade-Construção De Vias De Comunicação, S.A.  Os trabalhos vão decorrer entre as 8h00 e as 17h00, com início previsto para amanhã, dia 06 de dezembro, e a terminar logo no dia seguinte, 07 de dezembro, se o tempo o permitir, obrigando a um corte de trânsito, incluindo a autocarros e veículos de emergência, no caso da Rua Padre Estevão Cabral. O trânsito irá circular, normalmente, pela Avenida Fernão de Magalhães.

Estas intervenções enquadram-se na ampla operação de requalificação da rede viária do concelho, que representa um investimento global superior a cinco milhões de euros. Recorde-se que a empreitada abrange toda a área geográfica do município e a contratação foi realizada por lotes, designadamente: União de Freguesias (UF) de S. Martinho de Árvore e Lamarosa, Freguesia de S. Silvestre, Freguesia de São João do Campo e UF de Antuzede e Vil de Matos (lote 1); UF de Trouxemil e Torre de Vilela, UF de Souselas e Botão e Freguesia de Brasfemes (lote 2); UF de Eiras e S. Paulo de Frades e UF de Coimbra (lote 3); Freguesia de Santo António dos Olivais (lote 4); UF de Taveiro, Ameal e Arzila e UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (lote 5); UF de Santa Clara e Castelo Viegas e UF de Assafarge e Antanhol (lote 6); Freguesia de Cernache e Freguesia de Almalaguês (lote 7); e Freguesia de Torres do Mondego e Freguesia de Ceira (lote 8).

 

Os lotes foram definidos mediante critérios de proximidade geográfica, homogeneidade nas caraterísticas das plataformas viárias e semelhança entre as áreas de pavimentos existentes no lote e também entre as necessidades já identificadas, que irá representar uma área de pavimentações betuminosas de cerca de 360 mil m2. Os lotes 1, 2 e 7 foram adjudicados à empresa Civibérica – Obras Civis, S.A, e os lotes 3, 4, 5, 6 e 8 à Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, S.A.

 

Esta é uma operação que visa a conservação da rede viária de todo o concelho, com maior incidência na requalificação dos pavimentos rodoviários betuminosos, mas que inclui também a conservação e requalificação de diversos outros elementos que integram a plataforma viária, designadamente pavimentos em calçada, passeios, bermas, valetas, drenagens, taludes, mutos de suporte, guardas de segurança e sinalização horizontal.

 

O objetivo é manter o estado de conservação e funcionamento dos elementos existentes, tendo sido ainda equacionada a execução de novas construções quando estas se enquadrem em medidas que se venham a revelar urgentes face à alteração de circunstâncias por ruína ou perda de condições de segurança ou, ainda, por delas resultarem melhorias notórias nas condições de conservação futura dos elementos envolvidos.

 

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