31 Janeiro 2023

CM de Coimbra emite parecer favorável ao estatuto de utilidade pública da Sociedade Portuguesa de Oncologia

CM de Coimbra emite parecer favorável ao estatuto de utilidade pública da Sociedade Portuguesa de Oncologia

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na reunião de ontem, dia 30 de janeiro, uma proposta de parecer favorável à atribuição do estatuto de Entidade de Utilidade Pública à Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), sublinhando a sua “atividade diferenciadora no setor científico e da saúde, assente em padrões de elevada qualidade científica, sendo reconhecida nacional e internacionalmente”. Esta é uma peça fundamental para que a SPO prossiga o processo de classificação que tem como destinatário a Presidência do Conselho de Ministros.

A CM de Coimbra vai atribuir o estatuto de Entidade de Utilidade Pública à SPO. A emissão deste parecer é um dos requisitos necessários para a submissão do pedido à Presidência do Conselho de Ministros, entidade competente para a atribuição do estatuto de utilidade pública. A autarquia de Coimbra justifica a sua posição favorável devido ao facto da SPO “promover e apoiar diversas atividades em estreita colaboração com instituições públicas e privadas em prol do intercâmbio científico interpessoal e interinstitucional, assim como ocupar uma posição de relevo no tecido científico do concelho, desenvolvendo iniciativas de manifesto interesse em prol do conhecimento na área da oncologia”.

 

A SPO é uma associação científica e cultural, sem fins lucrativos, que, no âmbito das suas atividades, colabora com instituições públicas e privadas, cujas atividades se centram na luta contra o cancro. Tem como objetivo o estudo e investigação no âmbito da Oncologia, nomeadamente a epidemiologia, prevenção, profilaxia, diagnóstico, tratamento, reabilitação e aspetos psicossociais da doença. Ao longo dos seus 40 anos de existência, tem promovido sessões científicas, congressos, conferências, cursos especializados e reuniões de trabalho, colaborando no ensino da oncologia a nível pré-graduado e pós-graduado.

 

“Atualmente, a SPO conta com cerca de 900 sócios, clínicos de várias especialidades e não clínicos, reunindo diversas personalidades que se dedicam diariamente ao doente oncológico. A sociedade organiza-se em nove grupos de trabalho para o desenvolvimento de várias atividades e projetos, sendo parceira de várias instituições internacionais, como a European Society of Oncology, a European Society Radiation Oncology, a International Society of Geriatric Oncology (SIOG), a European Society of Surgical Oncology e a American Society of Clinical Oncology”, refere a informação técnica que sustenta a proposta.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×