3 Janeiro 2023

Manuel Alegre apresenta edição em braille da sua obra poética amanhã, na Biblioteca Municipal

Manuel Alegre apresenta edição em braille da sua obra poética amanhã, na Biblioteca Municipal

No âmbito das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra, amanhã, dia 04 de janeiro, vai ser apresentada a edição em braille da obra poética completa de Manuel Alegre, com a presença do autor, na Sala de Empréstimo da Biblioteca Municipal, às 18h00. Esta iniciativa assinala o Dia Mundial do Braille, que se comemora amanhã.

Amanhã, dia 04 de janeiro, às 18h00, a Sala de Empréstimo da Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe a apresentação da edição em braille da obra poética completa de Manuel Alegre. A iniciativa, que assinala o Dia Mundial do Braile, integra-se no amplo programa das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra e vai contar com a presença, para além do escritor Manuel Alegre, do vereador com o pelouro das Bibliotecas e Arquivo, Francisco Queirós.

 

A sessão vai contar ainda com duas intervenções que pretendem alertar para a importância do braile, nomeadamente de José Fernando Rodrigues, que vai abordar a importância do braille no contexto educativo, como professor no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, escola de referência para a cegueira e baixa visão e ainda de Luís Barata, do Serviço de Ação Social da Universidade de Coimbra, que vai alertar para a importância do braille para o público em geral.

 

No dia 24 de dezembro de 2022 passaram 100 anos sobre o dia da inauguração da Biblioteca Municipal de Coimbra, efeméride que a CM Coimbra está a celebrar levando a cabo um vasto e diversificado conjunto de iniciativas culturais que se prolongam até final do ano de 2023. Além das dinâmicas de continuidade dos diferentes serviços afetos à Biblioteca Municipal, a programação comemorativa vai sair reforçada com a concretização de mais ações na área expositiva, do teatro, da música, da dança, da poesia, da filatelia, do cinema e da literatura.

 

Recorde-se que a intenção da CM de Coimbra é a de que a celebração do Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra deixe marcas que perdurem no tempo e que acrescentem valor à cidade, almejando que, no final de 2023, nenhum conimbricense desconheça que a Biblioteca Municipal de Coimbra se encontra “Desde 1922, No Coração da Cidade a Ler Consigo” – lema escolhido para que Coimbra comemore, coletivamente, os 100 anos da BMC.

 

Para além da exposição “Toma e Lê”, patente na Sala da Cidade e na Casa Municipal da Cultura, que inaugurou um diversificado e abrangente conjunto de iniciativas culturais relativas à efeméride, que decorrem até 16 de dezembro de 2023, o relevante papel que a Biblioteca Municipal de Coimbra tem prestado à comunidade, vai ser potenciado através da implementação de um programa comemorativo multifacetado, abrangente, inovador e ambicioso (que ainda não está totalmente fechado, pelo que, em permanente construção) que se vai desenrolar em diferentes espaços públicos e culturais da cidade.

 

A programação vai trazer ainda a Coimbra prestigiados nomes da criação literária portuguesa, como José Luís Peixoto, José Fanha, Valter Hugo Mãe ou Richard Zimler, entre outros, desdobrando-se em múltiplas iniciativas de poesia, de teatro, de música, de dança, de cinema e de outras vertentes culturais e artísticas que contam com a colaboração de algumas associações locais e/ou organismos que se associam ao evento.

 

 

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×