3 Fevereiro 2023

Projeto artístico e educativo “Mil Pássaros” chega a Coimbra já em fevereiro

Projeto artístico e educativo “Mil Pássaros” chega a Coimbra já em fevereiro

O projeto “Mil Pássaros” chega a Coimbra já este mês, pela mão da conceituada Companhia de Música Teatral. Um projeto artístico e educativo, dirigido a todo o universo pré-escolar da rede pública concelhia, que procura envolver a comunidade na necessidade de cuidarmos e preservarmos o mundo em que vivemos. O “Mil Pássaros” conta com ações de formação, oficinas, conferências, instalações e espetáculos, numa articulação estratégica entre as áreas da Cultura e da Educação da Câmara Municipal (CM) de Coimbra. O projeto foi hoje, dia 03 de fevereiro, apresentado em conferência de imprensa, no Jardim-de-Infância de Casais do Campo, em São Martinho do Bispo. Para a semana, no dia 11 de fevereiro, decorre já o “Encontro Arte-Ambiente: Mil Pássaros em Coimbra”, das 15h00 às 18h00, no Convento São Francisco.

O conhecido projeto da Companhia de Música Teatral chega agora a Coimbra, numa articulação com diferentes setores da CM de Coimbra. O “Mil Pássaros” promove a criação artística, a formação e o envolvimento da comunidade – crianças, escolas, educadores, cuidadores e famílias – através da dinamização de um conjunto de experiências artístico-educativas que pretendem alertar para a fragilidade do planeta em que vivemos e a necessidade de cuidarmos do mesmo. Um projeto que promove a construção de bases educativas para resultados a longo prazo, levantando questões que importa abordar desde a primeira infância.

O “Mil Pássaros” foi hoje apresentado numa conferência de imprensa que contou com a participação da vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, do chefe da Divisão do Convento São Francisco (CSF), Filipe Carvalho, e da diretora artística da Companhia de Música Teatral, Helena Rodrigues.

 

O projeto desenvolve-se ao longo do presente ano letivo e do ano letivo seguinte (2022-2023 e 2023-2024) e envolve 52 turmas do ensino pré-escolar distribuídas por 34 estabelecimentos escolares, respetivos educadores e assistentes operacionais, famílias das crianças participantes e outros cuidadores. A par de uma intensa vertente formativa, serão desenvolvidas atividades nos Jardins de Infância e haverá, também, uma forte presença no CSF, onde serão desenvolvidas atividades de natureza complementar a juntar públicos diversos numa grande comunidade.

 

O “Mil Pássaros” tem início já no próximo dia 11 de fevereiro, com o “Encontro Arte-Ambiente: Mil Pássaros em Coimbra”, que decorre das 15h00 às 18h00 no CSF. Uma ação de curta duração, gratuita e acreditada, dirigida à comunidade do pré-escolar do concelho de Coimbra e outros interessados (educadores, assistentes operacionais, famílias, cuidadores, professores, terapeutas, estudantes, outros). Num formato teórico-prático, apresenta a filosofia e realizações do projeto “Mil Pássaros” e traça o percurso a efetuar no concelho de Coimbra.

 

Estão programadas iniciativas de formação dirigidas à comunidade de profissionais do pré-escolar, tais como a t.Lab “Mil Pássaros” ou o Canto dos Pássaros (musicalidade comunicativa na educação de infância), que se traduz em 12 encontros semanais de caráter formativo, a realizar no CSF. Em simultâneo, uma equipa da Companhia de Teatro Musical, em articulação com a área de Cultura e Educação da Câmara Municipal – denominada de Gabinete do Pássaro –, vai garantir o apoio necessário para a implementação das propostas educativas no terreno, a par de atividades dirigidas às crianças. Por exemplo, cada sala de Jardim de Infância terá uma “Oficina dos Pássaros”, com partilha de práticas e saberes e sugestões de atividades educativas, e receberá a visita de PaPI-Opus 8, uma obra de música teatral especificamente concebida para poder ser apresentada em espaços como jardins de infância.

 

O projeto procura, assim, promover o diálogo entre profissionais e famílias por diversas vias, visando o envolvimento da comunidade nos cuidados e educação de todas as crianças. O “Mil Pássaros” tem, ainda, prevista uma grande instalação final no CSF, entre junho e setembro, que celebrará esse desejo coletivo, convidando à escuta e à contemplação.  A abertura dessa grande instalação será feita no final do ano letivo 2023-2024, com a Conferência dos Pássaros, uma conferência-performance, com incursões musicais e teatrais, que aborda o processo criativo subjacente ao “Mil Pássaros” (questões ecológicas, musicais, educacionais, processos de trabalho).

 

Este é, pois, um projeto-âncora de alcance estratégico para o Município de Coimbra, dirigido a toda a comunidade pré-escolar do concelho, numa articulação intersectorial entre a Divisão de Educação, a Divisão de Cultura e a Divisão do CSF da Câmara Municipal. O trabalho desenvolvido ao longo do projeto e alguns dos seus resultados finais serão monitorizados por uma equipa de especialistas para posterior reflexão e disseminação dos resultados.

 

 

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×