A Feira de Velharias, que volta à Via Central no próximo sábado, dia 25 de novembro, exibe uma pluralidade de produtos que perduraram no tempo e que fazem parte da nossa memória coletiva, constituindo uma iniciativa de eleição para apreciadores e colecionadores de antiguidades e velharias. Lá, é possível encontrar peças de cerâmica, joalharia, ourivesaria, latoaria e variadíssimos utensílios domésticos, mas também medalhas, selos postais, discos de vinil, máquinas fotográficas, rádios antigos e livros de alfarrabista.
A Feira de Velharias é, pois, um evento de referência para colecionadores e um importante contributo para a revivificação da Baixa da cidade. Uma mostra com especial importância para a animação urbana, quer pelo seu papel de dinamização cultural, enquanto repositório de memórias, quer pelo seu papel económico, por permitir a venda e a compra de objetos de coleção.
As próximas edições do evento, que até outubro já vão decorrer no horário alargado, das 9h00 até às 19h00, estão previstas para os dias 25 de março, 22 de abril, 27 de maio, 24 de junho, 22 de julho, 26 de agosto, 23 de setembro, 28 de outubro, 25 de novembro e 23 de dezembro.