Durante a conferência de imprensa de apresentação da edição de 2023 do Abril Dança em Coimbra, que irá decorrer de 01 a 30 de abril, e que contou com a presença do Vice-reitor da Universidade de Coimbra, Delfim Leão; da Diretora do teatrão, Isabel Craveiro; do representante d’A Escola da Noite, Pedro Rodrigues; do diretor do TAGV, Fernando Matos de Oliveira, e da diretor do Departamento de Cultura e Turismo da CM de Coimbra; José Manuel Silva evidenciou que esta é a primeira vez que este festival é coorganizado com o Teatrão e com a Escola da Noite. “Extravasa a Câmara Municipal e a Universidade de Coimbra [com o Teatro Académico de Gil Vicente] e isso é sinal de crescimento do Abril Dança em Coimbra. É um sinal do bom entendimento entre as instituições e que, trabalhando em conjunto, podemos projetar mais longe, com mais qualidade, impacto e com mais variedade e riqueza cultural”, acrescentou.
No seu entender, este Festival, que irá decorrer em quatro equipamentos da cidade de Coimbra – Convento São Francisco, Teatrão, Teatro da Cerca São Bernardo – Escola da Noite e Teatro Académico de Gil Vicente – dá um importante contributo à vida cultural da cidade, captando a atenção de mais gente para aquilo que acontece em Coimbra. “Somos o terceiro concelho do país com mais eventos culturais ao vivo, a seguir a Lisboa e Porto, e mais cá para baixo temos outros concelhos. Temos uma atividade cultural impressionante, que não tem ainda o reconhecimento nacional e internacional que pode e deve ter, mas temos todos de trabalhar nisso”, apontou.
A ocasião serviu ainda para aludir ao projeto Rampa.0, que procura dar oportunidade a jovens alunos de dança, tendo Rui Horta como coreógrafo.
“É um projeto novo que queremos que se afirme, cresça e que vem dar outro sal e pimenta ao Abril Dança em Coimbra, desafiando e dando oportunidade aos jovens. Teve 51 candidatos e foram selecionados 13, o que significa que há grande campo de jovens a querer dedicar-se à dança e a precisar de uma oportunidade”, sustentou.
O “pontapé de saída” do festival Abril Dança em Coimbra será dado em 30 de março, com a estreia de “Time”, uma peça dançada do Teatrão, com conceção e direção artística de Aldara Bizarro.
No âmbito do projeto Rampa.0, o coreógrafo Rui Horta, que é o curador convidado deste festival, leva ao Convento São Francisco “Os Sonhos de Einstein”, em 21 de abril.
O Convento São Francisco será ainda palco do espetáculo “Versa-vice”, com coreografia e direção artística de Tânia Carvalho, no dia 28 de abril.
Em 27 de abril, Reindeer age#1, com conceito e coreografia de Bernardo Chatillon, apresenta-se no Teatro Cerca de São Bernardo – Escola da Noite.
Para dia 19 de abril está marcada a estreia nacional de “Ara! Ara!”, no Teatro Académico de Gil Vicente, sendo este um espetáculo com coreografia, interpretação e conceção visual de Ginevra Panzetti, Enrico Ticconi.
Destaque ainda para o espetáculo [O Sistema], com conceito, direção artística e coreografia de Cristina Planas Leitão, apresentado no dia 06 de abril no Teatro Académico de Gil Vicente.
Mais informação: https://festivaladc.pt/
LUSA/ CM Coimbra