3 Março 2023

Consignada estabilização do talude do gimnodesportivo de Vil de Matos

Consignada estabilização do talude do gimnodesportivo de Vil de Matos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra consignou, hoje, dia 03 de março, a empreitada de estabilização do muro de gabiões e do talude de aterro junto a este equipamento, pertença da União das Freguesias de Antuzede e Vil de Matos. A obra foi adjudicada à firma “GRATUITEMA, S.A.”, por 411.257,94 euros (IVA incluído), com um prazo de execução de 120 dias. O auto de consignação da empreitada contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, da vereadora responsável pelo pelouro Edifícios e Equipamentos Municipais, Ana Bastos, do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, e dos responsáveis municipais e do empreiteiro responsável pela obra.

Com o prazo de execução de 120 dias, esta obra, adjudicada à empresa Gratuitema, S.A, pretende corrigir os deslocamentos significativos que, desde 2018, são registados no muro construído para suster o talude criado aquando da construção do pavilhão.

 

“Tendo em conta os movimentos do muro de gabiões, translação de 3,5 m e rotação significativa, considerou-se no projeto a criação de elemento estrutural que aliviasse os impulsos aplicados à estrutura de suporte existente”, explica-se na ficha técnica da obra. “Executada a cortina de estabilização, o talude deverá ser reperfilado com recurso a aterro com material selecionado sobre o qual será colocada camada de enrocamento com 30 cm de espessura”, explica o mesmo documento.

 

Recorde-se que, no âmbito dos trabalhos de construção do pavilhão gimnodesportivo de Vil de Matos, para estabelecimento da cota da plataforma foi executado um aterro no lado poente. Após alguns anos de exploração, verificou-se a rotura do talude e de parte da plataforma lateral existente junto ao edifício. E, para estabilização do talude e do aterro foi executado um muro de gabiões, com o objetivo de conter os terrenos e diminuir a sua inclinação. A intervenção a executar vai garantir uma adequada resistência na zona de interface entre o aterro e o terreno de fundação e evitar um novo escorregamento pela base do muro de gabiões.

 

Toda a informação aqui: https://www.cm-coimbra.pt/areas/viver/espaco-publico/projetos-e-intervencoes-em-curso/estabilizacao-do-muro-de-gabioes-e-do-talude-de-aterro-junto-ao-pavilhao-gimnodesportivo-de-vil-de-matos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×