28 Março 2023

Executivo Municipal homologou resultados do Prémio de Fotografia Varela Pècurto

Executivo Municipal homologou resultados do Prémio de Fotografia Varela Pècurto

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra homologou, na reunião do Executivo de dia 27 de março, o resultado e as atas da primeira edição do Prémio de Fotografia Varela Pècurto. Da apreciação do júri, onde se incluiu o fotógrafo e homenageado Varela Pècurto, para além dos três prémios definidos no Regulamento, e face à “elevada qualidade das imagens”, vão ser atribuídas duas menções honrosas ex aequo.

Com o objetivo de promover o património natural, arquitetónico e cultural do Município de Coimbra e sensibilizar os cidadãos para a sua observação e valorização, e de forma a homenagear o inigualável fotógrafo Varela Pècurto, a CM de Coimbra implementou o Prémio de Fotografia Varela Pècurto.

 

Das candidaturas que decorreram entre 15 de dezembro e 25 de janeiro, a 1ª edição do prémio contou com a participação de 89 candidaturas, que submeteram a concurso 425 imagens. Tal como refere a informação dos serviços municipais, estes números denotam “o enorme sucesso da iniciativa”.

 

Para além da forte participação, o júri – constituído pela vereadora Ana Cortez Vaz, em representação do Executivo, por um representante do Município na área da fotografia, por um representante do Centro de Artes Visuais e pelo próprio do Varela Pècurto – destacou ainda a “elevada qualidade das imagens”, o que permitiu que, para além dos três prémios previstos no Regulamento, sejam ainda atribuídas duas menções honrosas.

 

Os prémios a atribuir preveem um valor pecuniário de três mil euros ao autor da fotografia vencedora do primeiro prémio, ao segundo prémio será atribuído um valor pecuniário de dois mil euros, ao terceiro prémio mil euros e aos autores das fotografias distinguida com a menção honrosa será atribuído um certificado de participação. Os prémios serão entregues em data a anunciar em breve.

 

Lista de vencedores:

 

➜ 1º Prémio: “PONTE PEDONAL”, assinado sob pseudónimo AZAHAR, autoria de Miguel Augusto Meneses Mesquita

➜ 2º Prémio: “VOLTAR ÀS RUAS”, assinado sob pseudónimo CAROL, autoria de Ana Carolina Lopes Correia Santiago

➜ 3º Prémio: “NEVOEIRO NA CIDADE”, assinado sob pseudónimo REWIND, autoria de Nuno Miguel da Costa Pinheiro Meneses Mesquita

➜ Menção Honrosa: “RUA COUTINHOS E LARGO DA SÉ VIGIADOS PELA TORRE”, assinado sob pseudónimo ANJO BARBUDO, autoria de Hugo Jorge Pires Ferreira

➜ Menção Honrosa: “MULTIVIAS”, assinado sob pseudónimo CANEIREIRO, autoria de João Paulo dos Reis Simões

 

Recorde-se que Coimbra é guardiã de um notável espólio de imagens de alguns dos mais importantes e reconhecidos fotógrafos, entre outros, de Varela Pècurto, de Fernando Marques, de David de Almeida Carvalho e de António Pinto. “Esse acervo fotográfico, de reconhecido valor estético, artístico e documental, permite não só descobrir e construir a narrativa do que foi, e é, o território e as suas gentes, mas também promover o encontro ou o reencontro com o património material e imaterial que existiu e o que ainda persiste”, explana o preâmbulo do Regulamento.

 

“Assim, com a finalidade de valorizar a fotografia como expressão artística e homenagear Eduardo Francisco Varela Pècurto pelo seu trabalho e acervo fotográfico, de reconhecido valor estético, artístico e documental, a Câmara Municipal de Coimbra aprovou, através da Deliberação n.º 278/2022, de 21 de março de 2022, por unanimidade, a criação do ‘Prémio Varela Pècurto – Concurso de Fotografia’”, justificava o Regulamento.

 

Eduardo Francisco Varela Pècurto nasceu em Ervedal do Alentejo, concelho de Avis, a 27 de abril de 1925. Fez o Liceu em Évora, onde se iniciou na arte da fotografia. Veio para Coimbra em 1950, tendo dirigido a secção fotográfica da Livraria Atlântida e depois a Hilda como sócio-gerente, até à sua reforma. Foi sócio fundador do Câmara de Coimbra e participou em dezenas de concursos nacionais e internacionais. Foi ainda foto-repórter e operador correspondente da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) na região centro, durante 25 anos.

 

Desde 1949, que participou em dezenas de concursos nacionais e internacionais. Em 1954, por decisão do Congresso de Barcelona da Féderation Internationale d’Art Photographique, recebeu o prémio Excellence (um dos mais importantes prémios atribuídos internacionalmente no âmbito da fotografia amadora de salão), em homenagem aos seus trabalhos e técnica no domínio da arte fotográfica. Desenvolveu, ao longo de décadas, um importante levantamento patrimonial, objeto de publicações diversas.

 

Em 2005, recebeu a Medalha de Mérito Cultural da CM Coimbra e um diploma de honra do Clube da Comunicação Social de Coimbra pelo serviço prestado à cidade, clube esse que, em 2018, o nomeou presidente honorário. Encontra-se representado no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, com 15 fotografias.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×