A exposição “Museu Portátil” reúne trabalhos realizados pelos alunos do 1º ano da licenciatura Arte e Design da ESEC, no contexto da Oficina de Artes Plásticas e segundo a prática duchampiana da “Boîte en Valise”. As obras expostas, com base no plano bi e tridimensional, exploram a singularidade idiossincrática de cada aluno, a sua reinterpretação de objetos do quotidiano, as possibilidades criativas da reutilização de materiais, procurando a criação de peças únicas e sustentáveis e, simultaneamente, questionando a noção de desperdício e consumo na sociedade contemporânea. As pinturas, por sua vez, apresentam uma variedade de estilos e técnicas, desde trabalhos abstratos até representações realistas de paisagens e objetos.
As obras foram concebidas com o objetivo de portabilidade, com peças em pequenos formatos. A exposição resume-se em sete coleções portáteis, como pequenos tesouros que podem ser transportados e exibidos em diferentes espaços e ambientes. Ao criar estas obras, os alunos exploraram a ideia de que a arte pode ser levada para qualquer lugar, que a experiência da arte pode ser vivenciada em qualquer contexto. Assim como Duchamp criou a sua própria coleção portátil de obras, os alunos apresentam uma reflexão sobre a natureza da arte e sobre a forma como ela pode ser vivenciada de maneiras diferenciadas.
Ao seguir o exemplo duchampiano, os alunos convidam o público a refletir sobre o papel da arte na sociedade contemporânea e as possibilidades de criação que surgem a partir da recontextualização de elementos culturais e visuais. Nesta mostra, é possível ver trabalhos de Adriana Pacheco, Ana Clemente, Ana Rita Silva, Catarina Ribeiro, Mário Costa, Sara Pedro e Tomás Marcos.
O Museu Municipal de Coimbra acolhe anualmente uma exposição da ESEC, por considerar ser uma excelente oportunidade para promover o talento dos alunos e facilitar a sua integração profissional.
A exposição pode ser visitada até ao dia 14 de maio, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, no Edifício Chiado. A entrada é livre.