17 Março 2023

Rua da Sofia vai ser requalificada assim que terminem as obras do Metrobus

Rua da Sofia vai ser requalificada assim que terminem as obras do Metrobus

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, revelou hoje, dia 17 de março, que a Rua da Sofia, classificada há dez anos como Património Mundial da UNESCO, vai ser requalificada assim que terminarem as obras do Metrobus. A revelação foi feita na apresentação do programa comemorativo dos 10 anos da classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da UNESCO, que decorreu hoje na Sala dos Capelos. “A Rua da Sofia merece e precisa de ser requalificada. Irá sê-lo assim que terminarem as obras do metrobus”, assegurou José Manuel Silva.

O presidente da Câmara defendeu que, apesar do seu enorme potencial, esta rua tem “necessidades enormes”. “A Rua da Sofia vai ser modificada, requalificada, dignificada. Queremos também trabalhar para que o património mundial da Rua da Sofia se possa abrir mais à comunidade e as próprias entidades que gerem e são donas desse património também estão interessadas”, referiu.

José Manuel Silva evidenciou que, nos últimos anos, a CM de Coimbra tem-se empenhado na requalificação da Alta, onde tem havido “um grande investimento” e “algumas polémicas de permeio”. “Mas as obras têm avançado, esse património tem sido requalificado e está a ser embelezado, para que nós nos orgulhemos cada vez mais dele. Cumprimos o que é a nossa obrigação como património Mundial, que é cuidar desse património, respeitando naturalmente a história e a cultura da nossa cidade e desse mesmo património”, considerou.

José Manuel Silva referiu, ainda, as “múltiplas obras” realizadas, entre as quais a requalificação do Largo da Sé Velha e das ruas adjacentes, do Largo de São Salvador e do Pátio da Inquisição promovidas pela autarquia nos últimos anos. “Foram vários milhões de euros despendidos pela Câmara nesta requalificação do património”, considerou.

 

O presidente da CM de Coimbra adiantou, ainda, já à margem da apresentação do programa comemorativo dos 10 anos da classificação da UNESCO, que as obras do Metrobus deverão ocorrer no final de 2024 ou início de 2025, altura em que deverá avançar a intervenção na Rua da Sofia, que “ficou para último”.

Depois do “papel extraordinário da Universidade de Coimbra na reabilitação do património universitário” e do investimento da CM de Coimbra na Alta, José Manuel Silva admitiu que “falta o vértice do triângulo”. A Rua da Sofia, a partir do momento em que o metrobus esteja a funcionar, pode ser requalificada em termos de mobilidade e de trânsito, que irá naturalmente diminuir. Os seus passeios serão alargados e poderemos ter uma outra vivência da Rua da Sofia”, considerou o autarca, acrescentando que é ainda essencial que todos trabalhem “para abrir os colégios que são património mundial”. “Nós temos um património mundial lindíssimo, riquíssimo, que a maioria das pessoas não conhece e o património mundial está fechado ao mundo. Não podemos continuar a aceitar que isso seja normal, porque é uma contradição”, concluiu.

 

CM de Coimbra/LUSA

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×