17 Março 2023

SMTUC alugam seis autocarros seminovos para os próximos cinco meses

SMTUC alugam seis autocarros seminovos para os próximos cinco meses

Os Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) investiram cerca de 150 mil euros no aluguer de seis autocarros seminovos, ainda na garantia, à empresa Guimabus, a única que concorreu ao concurso público lançado. A Guimabus vai, assim, fornecer seis autocarros ‘standard’ aos SMTUC durante o período de cinco meses. A Câmara Municipal de Coimbra considera que esta é “uma medida de recurso” e espera que, em breve, seja possível recorrer a programas de financiamento para aquisição de novos autocarros.

A Câmara Municipal está a aguardar a chegada de novos autocarros, adquiridos pelos SMTUC, durante o presente ano, pelo que considerou que o período temporal de cinco meses seria o adequado para conseguir dar uma resposta imediata às necessidades. Contudo, se houver necessidade, a autarquia avança que poderá ser efetuada uma nova contratação. A Câmara Municipal considera que o aluguer de autocarros é “uma medida de recurso” e espera que, futuramente, “haja a possibilidade de recorrer a programas de financiamento para aquisição de novos autocarros”.

 

Recorde-se que, no início de fevereiro, a Câmara Municipal apresentou um “plano de salvação” para os SMTUC, que prevê a renovação da frota até 2030, num investimento total de 40 milhões de euros. A vereadora Ana Bastos, também a presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, informou, nessa data, que o plano, a concretizar até 2030, tem três cenários possíveis, mas que a opção recaiu por apresentar publicamente o “mais realista e exequível”. “Esta proposta prevê a aquisição de 15 novos autocarros por ano e a diminuição da taxa de imobilização na ordem dos 5%”, num custo total de 40 milhões de euros, revelou.

 

A empresa nortenha Guimabus integra o grupo privado Vale do Ave Transportes e começou a atividade após vencer a concessão do serviço de transporte público coletivo de passageiros de Guimarães, em 2021.

 

CM de Coimbra/LUSA

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×