A Câmara Municipal está a aguardar a chegada de novos autocarros, adquiridos pelos SMTUC, durante o presente ano, pelo que considerou que o período temporal de cinco meses seria o adequado para conseguir dar uma resposta imediata às necessidades. Contudo, se houver necessidade, a autarquia avança que poderá ser efetuada uma nova contratação. A Câmara Municipal considera que o aluguer de autocarros é “uma medida de recurso” e espera que, futuramente, “haja a possibilidade de recorrer a programas de financiamento para aquisição de novos autocarros”.
Recorde-se que, no início de fevereiro, a Câmara Municipal apresentou um “plano de salvação” para os SMTUC, que prevê a renovação da frota até 2030, num investimento total de 40 milhões de euros. A vereadora Ana Bastos, também a presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, informou, nessa data, que o plano, a concretizar até 2030, tem três cenários possíveis, mas que a opção recaiu por apresentar publicamente o “mais realista e exequível”. “Esta proposta prevê a aquisição de 15 novos autocarros por ano e a diminuição da taxa de imobilização na ordem dos 5%”, num custo total de 40 milhões de euros, revelou.
A empresa nortenha Guimabus integra o grupo privado Vale do Ave Transportes e começou a atividade após vencer a concessão do serviço de transporte público coletivo de passageiros de Guimarães, em 2021.
CM de Coimbra/LUSA