12 Abril 2023

Câmara vai apoiar associação Molecular para divulgação da química junto dos mais novos

Câmara vai apoiar associação Molecular para divulgação da química junto dos mais novos

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, dia 11 de abril, o apoio financeiro – no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil – de 3.000 euros à associação Molecular para o desenvolvimento da atividade “Escola Molecular” e do projeto de Literacia Infantojuvenil “A Ciência é de Todos”.

A Molecular – Júnior Empresa – Associação, fundada em 2017 por um grupo de estudantes do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (UC), tem como objetivo melhorar a imagem e o reconhecimento da Química. Este ano, esta associação pretende levar a efeito o Projeto de Literacia Científica Infanto-Juvenil – “A Ciência é de Todos”, destinado a jovens com idades compreendidas entre os oito e os 12 anos, e “Escola Molecular”, orientada para alunos do 10º, 11º e 12º anos.

 

Para tal, a CM de Coimbra vai apoiar com 2.000 euros, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil, o projeto de Literacia Infantojuvenil “A Ciência é de Todos” e com 1.000 euros a “Escola Molecular”, totalizando 3.000 euros para a Molecular – Júnior Empresa – Associação.

 

O apoio municipal, no caso da primeira atividade, vai permitir suportar os custos da oferta do livro “Ciência das Coisas” para a Biblioteca Municipal e para todas as escolas básicas do concelho e, ainda, permitir visitas, gratuitas, do projeto às escolas do município.

 

No caso da Escola Molecular, sendo uma atividade completamente gratuita para todos os estudantes, é necessário encontrar parcerias que possibilitem a realização deste projeto, daí ter surgido a candidatura a apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Juvenil para a Atividade Pontual para 2023. A Escola Molecular vai decorrer durante vários fins de semana e cada sessão tem uma componente teórica e uma prática. Na componente teórica, os alunos de 10º e 11º anos assistem a palestras sobre conceitos relacionados com os conteúdos programáticos da disciplina de física e química A e as suas aplicabilidades. Já os alunos de 12º ano têm palestras relacionadas com a química e o empreendedorismo, ilustrando de que forma esta ciência pode resolver problemas do dia a dia. A componente prática é da responsabilidade de alunos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento da UC e consiste em atividades laboratoriais e visitas aos laboratórios nas instalações do Departamento de Química da UC.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×