24 Abril 2023

CM de Coimbra vai continuar a requalificação da Calçada Santa Isabel com nova empreitada no valor de mais de 630 mil euros

CM de Coimbra vai continuar a requalificação da Calçada Santa Isabel com nova empreitada no valor de mais de 630 mil euros

A empreitada “Caminho Pedonal de Santa Clara – Calçada Santa Isabel – Troço 1” foi consignada, na passada semana, no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e da vereadora das Infraestruturas e Espaço Público, Ana Bastos. Trata-se de uma obra enquadrada na ação “Caminhos Pedonais” do “PEDU Coimbra” (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coimbra) que vai incidir tanto na Calçada, como nas Escadas Nossa Senhora da Esperança e no Largo do Mosteiro de Santa Clara a Nova, com um investimento que ascende aos 630 mil euros.

Após a obra de estabilização da encosta da Calçada Santa Isabel, com base no projeto de Gonçalo Byrne, orçada em mais de 300 mil euros, foi consignada na passada quinta-feira, dia 20, no Salão Nobre, a empreitada “Caminho Pedonal de santa Clara – Calçada de Santa Isabel – Troço 1, integrada na ação “Caminhos Pedonais”, uma intervenção no valor de 630.021,82 euros (sem IVA), que deverá estar concluída dentro de um ano e que vai incidir tanto na Calçada, como nas Escadas Nossa Senhora da Esperança e no Largo do Mosteiro de Santa Clara a Nova. A obra foi adjudicada à empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda, sendo o projeto da responsabilidade da Divisão de Projetos da CM de Coimbra.

 

A consignação contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, da vereadora das Infraestruturas e Espaço Público, Ana Bastos, do empreiteiro responsável pela obra, bem como dos vários serviços municipais envolvidos.

 

Os trabalhos previstos para Calçada Santa Isabel, nesta empreitada, passam pela repavimentação de toda a área (remoção do pavimento betuminoso e introdução de faixa de conforto para peões), reabilitação e tratamento de muros e guardas existentes na área de intervenção, iluminação pública da via e espaços adjacentes, reordenamento do estacionamento ao longo da via, reordenamento e renovação do mobiliário urbano e reformulação das infraestruturas existentes.

 

Já nas Escadas Nossa Senhora da Esperança vão executar-se obras de reabilitação dos muros e escadas de acesso ao Largo N. Sra. da Esperança, reformular-se pavimentos e muros, colocar-se guardas e corrimãos e criar-se uma pequena zona de estar. No Largo do Mosteiro de Santa Clara a Nova, vai completar-se a pavimentação, introduzir-se guardas (muro do Mosteiro de Santa Clara a Nova) e concluir-se a iluminação pública e cénica (da estátua Rainha Santa Isabel). Ainda no âmbito desta obra, nas duas zonas iniciais, está também prevista a colocação de sinalização, equipamento e mobiliário urbano, sistema de rega, iluminação publica e redes de infraestruturas.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×