A CM de Coimbra pretende reabilitar 105 habitações municipais nos bairros da Rosa e do Ingote, incluídas no Programa 1.º Direito, com um investimento superior a dois milhões de euros (M€), mais concretamente 75 habitações do Bairro da Rosa (objeto da consignação de hoje) e 30 habitações do Bairro do Ingote (em execução no quadro dos lotes 1 e 2 de intervenção). Com estas requalificações, a Câmara Municipal consegue dotar, assim, o município com mais 105 soluções habitacionais, na sequência do protocolo celebrado a 30 de junho de 2021, entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. e o Município de Coimbra.
As obras agora consignadas preveem intervenções profundas no Bairro da Rosa, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, em 23 habitações, no âmbito da empreitada do lote 3, e em 52 no quadro da adjudicação dos lotes 4 e 5. Esta empreitada está a ser executada por fases, sendo que, nas consignações de hoje, estão em causa os lotes 3, 4 e 5. O lote 3 foi adjudicado à empresa Conways, por 710.890,43 euros e com um prazo de execução de 450 dias. Já os lotes 4 e 5 foram adjudicados à empresa Veiga Lopes S.A. por um valor global de 1.677.164,43 euros, sendo que o lote 4 tem um prazo de execução de 450 dias e o lote 5 de 481 dias.
Recorde-se que os lotes 1 e 2 da empreitada de reabilitação de 30 frações dos Bairros da Rosa e do Ingote foram consignados, a 18 de agosto de 2022, à empresa Ramal Pombeiro, Construções Lda., num investimento global superior a 827 mil euros, com um prazo de execução de 360 dias para cada lote (cujas obras estão a decorrer em simultâneo).
Os trabalhos dos lotes hoje consignados compreendem a demolição de paredes e muretes existentes; a remoção de pavimentos e substituição por pavimentos de mosaicos e/ou vinílico; pinturas de paredes e tetos; substituição de carpintarias, nomeadamente substituição de portas interiores, móveis de cozinha e roupeiros e substituição da porta de acesso à fração; intervenções nas instalações sanitárias, incluindo a substituição de revestimento de pavimentos e paredes, substituição de peças sanitárias, inclusão de base de duche em vez de banheira; renovação de rede de abastecimento de águas, na cozinha e instalação sanitária, incluindo ajuste de rede existente para AQS, cujas infraestruturas serão executadas; renovação da rede de saneamento no interior da fração, na cozinha e instalação sanitária; intervenções na rede de gás, que será reajustada, existindo, conforme o lote, gás natural ou gás de garrafa, e em toda a instalação elétrica e infraestruturas de telecomunicações.
A cerimónia de consignação contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, da vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz, do chefe de Divisão de Edifícios Habitacionais, José Neto, e dos representantes das firmas adjudicatárias, Filipe Abrantes, da Conway LDA (lote 3), e Franclim Lopes, da Veiga Lopes S.A. (lote 4 e 5).