2 Maio 2023

Biblioteca Municipal mostra exposição de 50 notícias sobre Coimbra publicadas no EXPRESSO

Biblioteca Municipal mostra exposição de 50 notícias sobre Coimbra publicadas no EXPRESSO

A Biblioteca Municipal de Coimbra vai ter patente, a partir de quinta-feira, dia 4 de maio, e até 30 de junho, uma exposição com 50 notícias sobre a cidade de Coimbra publicadas pelo semanário EXPRESSO durante o século XXI. Uma mostra que surge no âmbito do cinquentenário do EXPRESSO (1973 – 2023) e que decorre paralelamente à exposição interativa dos 50 anos do jornal, que pode ser visitada, de 4 a 16 de maio, na Praça da República, e que inclui 26 mupis, um de enquadramento e outros 25 com as melhores capas de cada um dos 50 anos de existência do jornal.

Chama-se “50 Notícias… Coimbra no EXPRESSO do Século XXI” e vai estar patente, de 4 de maio a 30 de junho, na Biblioteca Municipal. Uma mostra que expõe, entre figuras e factos, 50 notícias sobre a cidade publicadas pelo jornal nos primeiros 23 anos deste século. Nesta exposição, é possível ler notícias sobre a construção da Ponte Europa (atual Ponte Rainha Santa Isabel), a Coimbra Capital da Cultura, o regresso do Café Brasileira, a Universidade de Coimbra, o Museu Nacional Machado de Castro ou o Jazz ao Centro, entre muitas outras.

 

A exposição conta, ainda, com cinco notícias em braille. Uma forma da Biblioteca Municipal mostrar, assim, a importância da inclusão da leitura em braille na vida expositiva da cidade.

 

A exposição, com entrada livre, pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 10h00 às 19h30, e aos sábados das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

 

Recorde-se que, para assinalar os 50 anos do EXPRESSO, Coimbra vai também acolher, de 4 a 16 de maio, na Praça da República, mupis com as melhores capas do jornal, onde constam QRCodes que permitem aos visitantes descarregarem as histórias de cada um destes 50 anos do EXPRESSO. A exposição vai ser inaugurada no dia 4 de maio, às 12h00, com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva. Meia hora mais tarde, às 12h30, é também inaugurado um banco que o jornal oferece à cidade, decorado com capas emblemáticas do EXPRESSO, que vai ficar colocado na rua Ferreira Borges.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×