4 Maio 2023

Circuito das Beiras conta já com 26 equipas inscritas no seu regresso a Coimbra

Circuito das Beiras conta já com 26 equipas inscritas no seu regresso a Coimbra

Coimbra vai ser o ponto de partida e chegada do Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop, a primeira prova automobilística por etapas realizada em Portugal, a ligar o litoral ao interior, que regressa de 14 a 17 de setembro, pelas mãos do Clube Escape Livre e com o apoio das câmaras municipais de Coimbra, de Castelo Branco e da Guarda. O circuito desenhado por Tavares de Melo, importador da Darracq, regressa 120 anos depois, num percurso de 400 quilómetros que seguramente vai colocar à prova condutores e automóveis, alguns deles centenários. Filipe Albuquerque é o embaixador do evento.

O Circuito das Beiras foi apresentado, em janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, e agora em Castelo Branco foi revelada a capa do livro que conta a sua história, da autoria do historiador José Barros Rodrigues, e conhecidos os primeiros inscritos. O vereador do Desporto da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carlos Matias Lopes, esteve presente na iniciativa. “É um gosto enorme estar aqui [Castelo Branco] para voltarmos a falar sobre esta prova com 120 anos e que esperamos que traga novidades e permita caminharmos em frente na busca de coisas novas que dinamizem a região”, salientou o autarca, na conferência de imprensa que decorreu no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco.

 

O presidente da edilidade albicastrense, Leopoldo Rodrigues, recordou que “esta é uma iniciativa para os adeptos dos automóveis antigos e não só.” “Abraçámos a iniciativa desde a primeira hora, sempre em ligação com o Clube Escape Livre e as câmaras da Guarda e de Coimbra”, acrescentou. Já o presidente da CM da Guarda, Sérgio Costa, disse acreditar “que o Circuito das Beiras será uma iniciativa para o futuro, pois carrega consigo dinamismo e, claro, a Guarda não poderia deixar de estar presente em mais uma ação do Clube Escape Livre”. Por último, o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, considerou que “perder a oportunidade de participar nas celebrações dos 120 anos do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop é não acrescentar ao currículo uma linha exclusiva e única no panorama dos eventos de veículos clássicos em Portugal.”

 

O circuito, agora no formato de passeio, embora com alguns slalom simples e provas de arranque, conta com os apoios das autarquias de Coimbra, Castelo Branco e Guarda, o patrocínio da Bridgestone/First Stop e as parcerias com o Museu do Caramulo, Museo de Historia de la Automocion de Salamanca, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e Automóvel Clube de Coimbra, numa organização do Clube Escape Livre.

 

O Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop vai contar com um piloto de Coimbra Filipe Albuquerque como embaixador. Campeão do Mundo de Endurance e vencedor das 24 Horas de Le Mans, ambos na classe LMP2, Filipe Albuquerque é um dos maiores nomes do desporto automóvel nacional e internacional e empresta o seu nome a um evento que vai marcar o ano de 2023. Na apresentação, em Castelo Branco, foi divulgado que serão apenas aceites 40 viaturas e reforçado o convite para os proprietários de modelos pré-guerra e clássicos até 1978 se juntem à festa.

 

Tiago Gouveia, em Darracq de 1902, representando o Museu do Caramulo, Luis Mata Perez, num Berliet de 1926, participando pelo Museu de Historia de la Automotion de Salamanca, Márcio Fernandinho presente pelo Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco com um Graham-Page 1929 e, ainda, Pedro Vilas Boas, MG J2 de 1932, Manuel Simões em Adler de 1936, Carlos Silva em Citroen 11 BL de 1947, José Reis em Mercedes Benz 180 de 1954,  Luis Lavin em Ford A de 1930, António Ribeiro em Wolsley de 1937, João Balau em Ford B 1932 e António Dionísio em Hotchkiss “La Baule” de 1931, são os já inscritos com as viaturas mais antigas. Entre as viaturas mais recentes destacamos o MGA de 1959 de Isabel Tinoco, o Peugeot 403 de 1960 de Joaquim Costa Gomes, o Jaguar E-Type de 1967 de Francisco Belo e o Alfa Romeo Giulia Sprint de 1968 de Fernando Taborda.

 

Neste momento já estão inscritas 26 equipas. As inscrições e todas as informações estão disponíveis em www.escapelivre.com.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×