8 Maio 2023

Circular 23 debate a economia sustentável dias 12 e 13 de maio em Coimbra

Circular 23 debate a economia sustentável dias 12 e 13 de maio em Coimbra

Coimbra vai ser a sede do Circular 23, evento dedicado à sustentabilidade e economia circular, nos dias 12 e 13 de maio. A iniciativa, que vai decorrer no Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, é promovida pela Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra (APEB),UC Business, Académica Start UC, Green2You e Giestas com o apoio da Universidade de Coimbra (UC) e da Câmara Municipal (CM) de Coimbra. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas, diretamente, em www.coimbracircular.com.

Centrado na promoção de práticas de sustentabilidade, o Circular 23 vai reunir em Coimbra, nos dias 12 e 13 de maio, empresários, trabalhadores, académicos, ativistas, influenciadores e decisores políticos com o objetivo de tirar do papel as teorias sobre economia circular e avançar para ações que atendam às novas demandas económicas e sociais do mundo. “O evento Circular 23 é um exemplo marcante na ativação de uma cidadania ambiental e contribui para a divulgação, partilha e adoção das nossas de práticas alinhadas com a sustentabilidade, focadas em iniciativas de economia circular”, considera o vereador do Ambiente da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes.

 

Nesta segunda edição, o evento ganha novas dimensões e conta com atividades paralelas. No Auditório do Futuro, serão realizadas as cinco palestras com keynotes, os quatro painéis de debate e a entrega dos prémios do Sustenta UC. Já no Espaço da Criatividade, vão decorrer workshops e atividades de bem-estar para todas as idades, como yoga, pilates e sessões de leitura infantil. Por fim, no Palco Circular, localizado no exterior do Exploratório, estão previstas sessões abertas, sensibilizações e outras surpresas.

 

A abertura do evento acontece às 10h00 de sexta-feira, dia 12 de maio, e às 11h00 acontecerá o primeiro debate sobre cidadania e transição ecológica, no Auditório do Futuro. Durante o dia,  no Espaço da Criatividade e no Palco Circular vão estar a decorrer, em simultâneo, as aulas abertas de yoga e meditação, as sessões de leitura infantil, e o Mercado do Amanhã, que possui 28 expositores locais e circulares a mostrar produtos eco-responsáveis da Região Centro.

 

Os painéis, previstos para sexta e sábado, vão contar com especialistas em meio-ambiente, circularidade, sustentabilidade, gestão pública e privada e empresários, que vão mostrar o quotidiano dos negócios sustentáveis em Portugal. Entre os oradores, está já confirmada a presença do diretor de Ambiente e Sustentabilidade da CM de Coimbra, António Martins, que vai falar sobre projetos específicos para a região, e também Susana Fonseca, fundadora da Associação Zero, que vai falar sobre os caminhos sustentáveis para o desenvolvimento de Portugal até 2040.

 

O Circular 23 é um evento promovido pela APEB, com o apoio da UC e da CM de Coimbra, que pretende colocar em prática as teorias sobre economia circular e avançar para ações no terreno, que efetivamente respondam às novas demandas económicas e sociais do mundo. Entre os objetivos do Circular 23, está o desmistificar do conceito de economia circular, promovendo o intercâmbio entre as investigações científicas realizadas pela UC e a prática quotidiana de empreendedores locais. O desafio, agora, é chegar a soluções locais de circularidade em acordo com as necessidades globais.

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×