O processo de apoio e isenção de taxas à realização deste ano da Queima das Fitas, no valor global de 61.320,83 euros, foi ratificado na passada reunião do executivo municipal.
A autarquia tem um custo de 55.117,88 euros com a logística necessária para a realização do evento, montante esse que se divide da seguinte forma: 14.677,28 euros para apoio na prevenção e segurança dos eventos e abastecimento de água para refrigeração dos espaços; 8.856 euros para apoio na prevenção e segurança dos eventos, a prestar pela Polícia Municipal; 22.630,60 euros para limpeza e recolha de resíduos produzidos nos eventos; 2.063,20 euros para manutenção de espaços verdes envolventes à Praça da Canção; 2.063,20 euros para manutenção e regularização do recinto da Praça da Canção; e 4.800 euros para o fornecimento de energia elétrica e de água na Praça da Canção. A este montante acresce ainda um apoio de 1.143,75 euros relativo à isenção de taxas.
Quanto à isenção de pagamento de taxas dos concessionários presentes dentro do recinto, o procedimento seguido nos anos anteriores tem sido de considerar a cedência do espaço da Praça da Canção apenas à Associação Académica de Coimbra (AAC), tendo todos os agentes económicos a quem a organização do evento concessiona o espaço para aí exercerem atividades económicas, designadamente os operadores de equipamentos de diversão e de restauração e bebidas de carácter não sedentário, vindo a requerer junto da Câmara Municipal os respetivos licenciamentos e a pagar as taxas devidas, tal como se lê na informação técnica.
A par do apoio da CM de Coimbra, a AAC deverá apresentar um termo de responsabilidade no qual se compromete à reposição, nos termos exatos e condições em que os encontrou, dos locais municipais onde se realizam os eventos, respondendo por quaisquer danos decorrentes, bem como a realizar e apresentar um seguro de responsabilidade civil, no valor de 500.00,00 euros, que abranja todos os eventos da Queima das Fitas 2023, refere-se na informação.
Recorde-se ainda que, na última reunião de Câmara, de 8 de maio, foi aprovado o apoio da autarquia aos eventos desportivos inseridos no programa da Queima das Fitas, no valor de 23.252,05 euros, através de contratos programa e isenções do pagamento de taxas.
Já os SMTUC vão disponibilizar dois circuitos especiais de transporte noturno para apoio à Queima das Fitas, na semana de 19 a 26 de maio. O acesso é gratuito e as duas linhas vão ligar, durante a noite e a madrugada, as imediações da Praça da Canção a diversos pontos da cidade, a partir da meia-noite.