31 Maio 2023

Concluídas obras de requalificação do Largo da Sé Velha

Concluídas obras de requalificação do Largo da Sé Velha

As obras de requalificação do Largo da Sé Velha estão concluídas. Hoje, 31 de maio, o presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, a vereadora Ana Bastos e o vereador Carlos Matias Lopes assinalaram o fim dos trabalhos, orçados em cerca de um milhão de euros, com uma visita ao local. A empreitada incluiu todos os níveis de intervenção no espaço público, desde a modernização das redes existentes ao nível do subsolo (abastecimento de água, drenagem de águas pluviais e residuais, redes de telecomunicações e elétricas) até à repavimentação integral, passando pela implementação de um sistema de recolha de lixos domésticos, criação de uma zona de estar, instalação de floreiras e a plantação de um liriodendron tulipífera junto ao fontenário.

A obra de requalificação do Largo da Sé Velha arrancou a dia 6 de abril de 2022. No âmbito desta empreitada, que foi consignada em abril de 2021 à empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda., e depois de concluídos dois dos três lotes da intervenção na Alta de Coimbra (rua e largo do Quebra Costas; e escadas e beco da Carqueja), a intervenção na área mais central está agora terminada. Recorde-se ainda que houve suspensões de prazo, devido ao descoberto de vestígios arqueológicos e naturais prorrogações. Para assinalar este momento tão esperado pelos comerciantes e moradores da zona, José Manuel Silva, Ana Bastos e Carlos Matias Lopes visitaram o local, acompanhados dos serviços municipais e do empreiteiro, responsáveis pela requalificação.

 

A intervenção de requalificação do Largo da Sé Velha baseou-se no binómio autenticidade/funcionalidade. Procurou-se enfatizar a leitura contínua e coerente do espaço público, através de uma expressão morfológica e construtiva adequada e integrada. Para tal, recuperaram-se os materiais endémicos, requalificou-se a relação do espaço público com o edificado e foram corrigidos os elementos e intervenções dissonantes operadas ao longo do tempo, explica-se na memória descritiva da obra.

 

Esta abordagem, continua o mesmo documento, foi consubstanciada com a introdução de uma trama de passadeiras, reforçada por novas possibilidades de percursos, conferindo um maior conforto a todo o espaço. Em termos funcionais, recuperou-se a ideia de praça: organizando, hierarquizando e estruturando o espaço público, resultando no protagonismo do peão, na exaltação dos edifícios de exceção e no usufruto pleno do enquadramento urbano do lugar.

 

Procedeu-se também à colocação de mobiliário urbano e à recolocação da sinalética direcional para fazer face às atuais necessidades, sobretudo de quem visita e/ou utiliza o espaço. A morfologia dos elementos construídos gerou uma relação física com o espaço. A criação de bancos, degraus e muros, devidamente seguros, proporciona a quem passa, a possibilidade de parar e permanecer no local agora requalificado.

 

Conscientes da importância da fonte, na memória intemporal do Largo da Sé Velha, foi efetuada a manutenção do fontanário existente, em ferro fundido, por forma a otimizar a sua utilização, através da sua integração num patamar lajeado, envolvido por uma nova grelha de drenagem.

 

Atendendo às limitações físicas de toda a encosta da Alta, o que inviabiliza a implementação de soluções de recolha de lixos urbanos presentes em outros pontos da cidade, e por forma a evitar sistemas mais complexos que, na maior parte dos casos, não se adequam às características do edificado e da topografia ou interferem em demasia com o património arqueológico do subsolo, foi instalada uma rede de caixotes de recolha de lixo convencionais, posicionados em suportes metálicos fixos, que se têm afirmado como a melhor solução técnica e económica para o local.

 

Para evitar o recurso excessivo a opacos muros “construídos”, foram aplicados, em alguns pontos do espaço requalificado, gradeamentos em ferro, que garantem a proteção contra quedas. Noutros pontos, a delimitação dos espaços e a proteção contra quedas foi conseguida através da colocação de floreiras – elementos fixos, em ferro, cuja robustez garante a sua permanência e durabilidade. A introdução de novos elementos, bem como a reconfiguração de outros, permitem, agora, potenciar o prazer de estar no Largo da Sé Velha e todo o espaço envolvente.

 

A empreitada “Requalificação do Largo da Sé Velha; Valorização do percurso Universidade Arco da Almedina –Rua e Largo do Quebra-Costas; Rua para Todos Alta – Requalificação das Escadas e Beco da Carqueja”, foi da responsabilidade de execução da Divisão de Infraestruturas e Espaço Público do Departamento de Espaço Público da CM de Coimbra, com a participação das empresas Tabique – Engenharia, Lda. e Mech – Consultores – Arquitetura e Engenharia, Lda.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×