23 Maio 2023

Escola Superior de Educação de Coimbra recebeu a bandeira verde da Eco-Escolas

Escola Superior de Educação de Coimbra recebeu a bandeira verde da Eco-Escolas

A bandeira verde do projeto Eco-Escolas foi hasteada, no passado dia 18 de maio, na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), na presença do vereador do Ambiente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carlos Matias Lopes. O hastear da bandeira verde integrou um vasto programa que a ESEC preparou para assinalar o dia da Eco-Escolas, com atividades de génese ambiental, que envolveu a comunidade escolar externa e os estudantes do 1º ano da Licenciatura em Educação Básica da ESEC.

A ESEC participa na rede de Eco-Escolas do concelho de Coimbra e integra, com mais quatro escolas do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), a rede de EcoCampus, constituída por escolas do Ensino Superior. O objetivo dos EcoCampus traduz-se na procura da melhoria contínua da gestão ambiental dos campus universitários, tendo previstas ações para três anos que envolvem todos os serviços e valências da escola superior, assim como a adoção de comportamentos sustentáveis nas comunidades académica e local.

 

Recorde-se, ainda, que a CM de Coimbra apoiou a participação dos estabelecimentos de ensino do concelho na edição 2022/2023 do projeto Eco-Escolas, um programa internacional da Foundation for Environmental Education, que é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), e que pretende encorajar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade. A autarquia vai assumir o custo com as inscrições das escolas, no valor global de 2.400 euros.

 

O grande objetivo do programa Eco-Escolas é garantir a participação das crianças e dos jovens na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentável e amiga do ambiente. Este projeto é materializado através de um conjunto de iniciativas que são disponibilizadas às escolas inscritas, sob a forma de projetos, desafios, concursos, e que se regem por temas obrigatórios. Os resíduos, a água e a energia são temas que têm continuidade ao longo dos anos. Já para este ano letivo específico os temas a abordar são “Preservar e Regenerar”.

 

A ABAE garante o apoio, a formação, o acompanhamento, a monitorização e a avaliação do programa Eco-Escolas, através de uma Comissão Nacional, da Comissão Eco-Escolas e das Câmaras Municipais onde se localizam as escolas inscritas. Para isso, é necessário que o Município celebre, anualmente, o acordo de parceria com a ABAE e entregue a Declaração do Município de Compromisso com o Programa Eco Escolas referente a cada estabelecimento de ensino que queira participar.

 

A CM de Coimbra reconhece o valor educativo do programa e tem aderido às suas diversas edições. No ano letivo 2021/2022 concorreram 28 escolas e foram galardoadas 26 escolas com a bandeira verde.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×