6 Junho 2023

CM Coimbra participa nas Jornadas Europeias de Arqueologia com Convento São Francisco e Mikveh

CM Coimbra participa nas Jornadas Europeias de Arqueologia com Convento São Francisco e Mikveh

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai participar nas Jornadas Europeias de Arqueologia que, de 16 a 18 de junho, vão realizar-se em mais de 46 países, com duas atividades: uma visita guiada à antiga Igreja do Convento São Francisco e a apresentação de um vídeo com a evolução dos trabalhos arqueológicos realizados no Mikveh, na rua Visconde da Luz.

A visita guiada à antiga Igreja do Convento São Francisco, que é gratuita e sem necessidade de inscrição, vai realizar-se no domingo, dia 18 de junho, das 15h00 às 17h00, com início na escadaria de acesso à antiga igreja.

 

Importa recordar que, em 2015/2016, aquando do acompanhamento arqueológico, que envolveu também a vertente da arqueologia da arquitetura, foi possível conciliar o projeto de arquitetura com as reminiscências históricas e patrimoniais.

 

Resultou, assim, a remobilização dos painéis azulejares do transepto para uma das capelas, o restauro e a conservação das pinturas murais patentes nos altares das antigas capelas, entre outros elementos patrimoniais relevantes que reverteram para o projeto atual. Adquirido pela autarquia de Coimbra no final do século XX, procedeu-se à reabilitação de todo o complexo, transformando-o num espaço multifuncional. Na antiga igreja foram recuperados muitos elementos arquitetónicos, pinturas murais e painéis azulejares que embelezam a sala atual.

 

Durante as jornadas vai ser, também, apresentado um vídeo com a evolução dos trabalhos arqueológicos realizados no Mikveh, na rua Visconde da Luz, que vai estar acessível na página da Direção Geral do Património Cultural e da CM de Coimbra, de 16 a 18 de junho.

 

 

Recorde-se que os Banhos judaicos de Coimbra foram encontrados e identificados em novembro de 2013, na cave do 21 da rua Visconde da Luz, em plena Baixa de Coimbra, pela equipa de arqueologia da CM de Coimbra. Integrado num edifício misto, com áreas de comércio, serviços e habitações, o Mikveh é um complexo (de cota negativa, relativamente ao nível de circulação da rua), composto por antessala (dressing room), sala do tanque (pool) e sala da mina / nascente de água (water source), inserido numa gruta calcária.

 

Desde a aquisição do imóvel pela CM de Coimbra, em 2021, estão em curso os trabalhos arqueológicos prévios de diagnóstico quer da área do Mikveh, quer do restante imóvel, atendendo a que o mesmo se localiza na área da Judiaria Velha de Coimbra.

 

As Jornadas Europeias de Arqueologia são um evento organizado por cerca de 47 países europeus, incluindo Portugal. A DGPC é a coordenadora nacional das JEA. Desde 2010, o Ministério da Cultura francês confiou ao Institut national de recherches archéologiques préventives a coordenação e promoção das Jornadas Nacionais de Arqueologia.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×