6 Junho 2023

CM de Coimbra estabelece protocolo com o IEFP para promover investimento e emprego

CM de Coimbra estabelece protocolo com o IEFP para promover investimento e emprego

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na reunião do executivo de 5 de junho, um protocolo de colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) que tem como objetivo promover o investimento e estimular o emprego. No âmbito deste acordo, as duas entidades comprometem-se a implementar atividades e iniciativas que visem o emprego, a formação e a inserção profissionais.

A proposta de protocolo, apresentada pelo Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento (DDEECI) da CM de Coimbra, tem em consideração “a relevância em estabelecer parcerias entre entidades, promovendo sinergias entre as entidades, com vista à melhoria do perfil de empregabilidade dos cidadãos da região de Coimbra, designadamente os desempregados inscritos na rede de centros do IEFP, IP, tendente à qualificação em áreas inovadoras e de maior necessidade de recrutamento por parte das entidades empregadoras da cidade de Coimbra”, lê-se na informação dos serviços municipais.

No âmbito desta parceria estratégica, a CM Coimbra e o IEFP comprometem-se a implementar atividades e iniciativas que visem o emprego, a formação e a inserção profissionais. O protocolo prevê a coorganização de eventos como a Feira do Emprego, seminários e workshops para a promoção da empregabilidade e empreendedorismo. Além disso, o Município de Coimbra vai acolher estágios curriculares e profissionais, enquanto o IEFP vai fornecer ações de formação para os trabalhadores da autarquia.

O acordo visa promover o desenvolvimento de melhores condições de empregabilidade, fomentar a aprendizagem ao longo da vida através da formação, estimular o empreendedorismo, aprofundar a cidadania e impulsionar o investimento e o emprego na região, referem os serviços.

A parceria é justificada considerando “a forte aposta do Município de Coimbra em políticas que promovam a competitividade e o desenvolvimento económico e social do concelho, proporcionando a melhoria das condições e qualidade de vida às populações e aos seus agentes económicos”. Tem ainda em conta, entre outros aspetos, que “o desenvolvimento económico passa pela valorização e sustentabilidade do território, potenciando e preservando os seus recursos” e que “o Município de Coimbra está empenhado em promover oportunidades para manter e atrair talento e em assumir perante as entidades e as diversas organizações da Cidade posturas dinâmicas de proximidade e colaboração”, esclarece a informação dos serviços do Município.

Com a implementação deste protocolo, a CM Coimbra e o IEFP reforçam o compromisso de colaborar ativamente para impulsionar o desenvolvimento económico do concelho, criando oportunidades de emprego e formação. 

Câmara Municipal vai apoiar Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra com 50 mil euros

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na reunião de Câmara de 5 de junho, um apoio no valor de 50 mil euros a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), através da assinatura de um protocolo, para a realização de iniciativas de dinamização da Baixa, reforço da competitividade das micro, pequenas e médias empresas, de modo aumentar a atratividade desta zona da cidade.    

A CM Coimbra vai continuar a promover a revivificação da Baixa da cidade, apoiando também financeiramente o desenvolvimento de atividades da APBC. Para 2023, o apoio tem um montante global de 50 mil euros, que vai permitir “a realização de algumas das iniciativas apresentadas no Plano de Atividades, que visam a promoção e a dinamização da Baixa de Coimbra”.

No âmbito do protocolo, a APBC compromete-se a realizar diversas atividades, como por exemplo: Visitas Guiadas ao Património da Baixa de Coimbra, em parceria com a companhia A Escola da Noite (dia 1,15 e 29 julho e 2 de setembro), a 10 Anos de Património – Visitas guiadas pelo Historiador João Santos Costa (dia 22 de julho e outras datas a definir), a Noite Europeia dos Investigadores, em colaboração com a Universidade de Coimbra (dia 29 de setembro) e a Semana de workshops de Danças Galegas (em parceria com Grupo Etnográfico e Folclórico da Associação Académica de Coimbra e A Escola da Noite). A APBC deve, ainda, levar a cabo a ação Coimbra Dança – Festival de Danças, a iniciativa Petiscos&Rabiscos, o Cervejar Petiscar e Passear, o evento Castanh@&Companhia/Magusto da rua Direita, o Natal na Baixa ’23, uma Ação de pintura da Sé Velha até à Baixa, a Ação da Sé Velha até à Baixa – Motards Acrobático, o Encontro da Sofia II (3 de junho), as Marchas Populares (16 de junho) e o IV Festival de Sopas da Rua Direita (30 junho a 1 de julho).

 

Neste protocolo estão, também, incluídas atividades realizadas desde o início do ano, como o Dia da Leitura em voz Alta (1 fevereiro), a Semana de São Valentim (1 a 17 fevereiro), o Dia dos Namorados – Concerto com Combo do CPIJZ (14 fevereiro), o Carnaval Grupo do Beco (18 a 19 fevereiro), o Carnaval Rancho Folclórico da Tricanas – Baile Concerto – (20 de fevereiro) e o Transcontinentalidade – Debate multidisciplinar, catálogos, exposição de fotografias de autor.

 

A APBC, com o apoio de diversas entidades, tem desenvolvido atividades de cariz comercial, cultural, turístico, de animação e interação com o comércio local, em prol da dinamização e fomento do comércio tradicional e promoção da Baixa de Coimbra. Ao longo dos anos, a programação tem mantendo algumas ações que são já uma referência para os comerciantes e para o público em geral. A ação da APBC tem vindo a incidir em atividades que visam atrair público à Baixa de Coimbra, reconhece a informação dos serviços municipais.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×