1 Junho 2023

CM de Coimbra participou no VI Fórum da Aliança EC2U

CM de Coimbra participou no VI Fórum da Aliança EC2U

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através do Gabinete de Relações Institucionais e Internacionais (GRII), marcou presença no VI Fórum da Aliança European Campus of City Universities – Campus Europeu de Cidades Universitárias (EC2U), intitulado “Comunidade de Ação” que se realizou em Jena, na Alemanha, ao longo da última semana.

O Fórum da Aliança EC2U é uma rede multicultural composta por sete universidades históricas: Coimbra, Poitiers (França), Iasi (Roménia), Salamanca (Espanha), Turku (Finlândia), Pavia (Itália) e Jena (Alemanha) da qual a CM de Coimbra faz parte na qualidade de Entidade Parceira. A Universidade de Linz (Áustria) será a oitava universidade a integrar a EC2U (a partir de novembro de 2023) e a Universidade de Lviv (Ucrânia) integra a aliança com o estatuto de parceiro associado.

 

O objetivo da Aliança EC2U é a criação de um espaço de mobilidade inovador entre as universidades participantes e respetivas cidades pelo que as sinergias criadas entre as Universidades e os Municípios se revestem de grande importância, como se verificou na recente realização da primeira EC2U Students Week em Coimbra.

 

A CM de Coimbra participou no Conselho Plenário da Aliança, onde tem assento como Entidade Parceira, e teve oportunidade de consolidar o trabalho em rede com os Municípios da Aliança, nomeadamente Jena. Pela primeira vez foi organizado no Forum da Aliança, uma sessão dedicada à rede de trabalho dos Municípios EC2U e respetivas candidaturas europeias em curso. Esta sessão intitulada “How digitalization Showcases the Cultural Heritage of Cities” foi moderada pelo Município de Coimbra, através da chefe do GRII, Joana Gouveia Loureiro, e permitiu apresentar a candidatura conjunta dos Municípios EC2U ao programa Interreg, assim como casos concretos de soluções digitais concebidas para valorizar o património cultural, tornando-o mais acessível e integrado nas estratégias de desenvolvimento das cidades.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×