A visita do presidente da CM de Coimbra ao Centro de Meios Aéreos, que integra o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, decorreu ao início do dia de hoje, dia 18 de julho. José Manuel Silva fez-se acompanhar do vereador Carlos Matias Lopes e também do coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Nelson Antunes, do comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da região de Coimbra, Carlos Luís Tavares, e ainda dos vários representantes das várias entidades envolvidas: Companhia dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, com o adjunto técnico Carlos Carecho, mais cinco bombeiros e dois veículos; Bombeiros Voluntários de Coimbra com o comandante Ricardo Domingos, mais 10 bombeiros e dois veículos; Bombeiros Voluntários de Brasfemes com o comandante Horácio Ferreira e cinco bombeiros e dois veículos; e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR.
O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto volta a acolher Centro de Meios Aéreos, ao serviço da ANEPC, durante o período de incêndios em curso, mais concretamente de 15 de maio até 31 de outubro.
O aeródromo municipal vai, assim, dispor, em permanência, de um helicóptero bombardeiro ligeiro e um piloto, dois aviões anfíbios médios e dois pilotos, uma equipa do Serviço de Brigadas de Aeródromo da Companhia de Bombeiros Sapadores, com três bombeiros e um veículo, e 10 militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, dos quais 5 são a equipa helitransportada, e um operador de telecomunicações dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes na central de comunicações. Todos estes meios estão sob a gestão e a coordenação do Comando Sub-Regional da Região de Coimbra da ANEPC.
A visita efetuada hoje pelo presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e o vereador Carlos Matias Lopes, percorreu os vários espaços de apoio ao Centro de Meios Aéreos e contou ainda com uma simulação de uma saída para incêndio, com a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR.
Antes da visita, José Manuel Silva agradeceu e desejou a melhor sorte a todas as equipas envolvidas na operação de combate aos incêndios. O presidente da autarquia aproveitou ainda a ocasião para sublinhar a necessidade de dinamizar esta o aeródromo municipal, face à “estagnação” que foi alvo nos últimos anos, sobretudo com a revisão dos protocolos que existem no aeródromo, para uma “maior flexibilidade de gestão” indo ao encontro “dos interesses públicos e municipais”. José Manuel Silva avançou mesmo a possibilidade de a dominialidade deste espaço municipal passar da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra para a autarquia.