5 Julho 2023

Câmara Municipal promove desfile de moda “Coimbra Inclusiva” na Praça da República

Câmara Municipal promove desfile de moda “Coimbra Inclusiva” na Praça da República

Vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 7 de julho, pelas 19h00, o primeiro desfile de moda “Coimbra Inclusiva”, na Praça da República, numa organização da Câmara Municipal (CM) de Coimbra em parceria com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), com o Projeto Trampolim E8G-Coimbra e com o Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra (CCDSSC). Com esta iniciativa, a autarquia pretende reforçar a importância de se aprender a conviver com a diferença e promover uma reflexão sobre a inclusão na atualidade.

Tendo por mote contribuir para a construção de uma sociedade em que há lugar para todos e ao mesmo tempo dar a conhecer à comunidade local o trabalho desenvolvido pelas entidades parceiras, o evento “Coimbra Inclusiva” conta com a apresentação de vestes concebidas e concretizadas pelos próprios modelos e ainda de mensagens inclusivas. Vão ser modelos os próprios utentes destas entidades, mostrando à comunidade as suas competências criativas e participativas.

 

No caso da APCC vai ser possível ver modelos que apostam na reutilização e na reciclagem enquanto no caso do CCDSSC os modelos vão ser idealizados e costurados de raiz pelas próprias utentes. Já o projeto Trampolim terá um papel de coesão da mensagem de inclusão que o evento pretende fazer chegar à comunidade.

 

No desfile, que arranca às 19h00 da próxima sexta-feira, 7 de julho, vão estar “em palco” pessoas portadoras de deficiência, pessoas idosas e jovens, com papel ativo na criação das roupas apresentadas e das mensagens difundidas.

 

Mais do que desfilar roupas, este evento pretende reforçar a importância de se aprender a conviver com a diferença e promover uma reflexão sobre a inclusão na atualidade. “Este evento vem demonstrar que todos e todas somos capazes, que vale a pena olhar para o outro, como olhamos para nós”, defende a vereadora da Ação Social da CM de Coimbra. “Espera-se um final de tarde diferente mas normal, com pessoas diferentes mas normais, uma tarde para todos e para todas”, acrescenta Ana Cortez Vaz.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×