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25 Julho 2023

CM de Coimbra fez 4.764 atendimentos em 3 meses no âmbito da transferência de competências da Ação Social

CM de Coimbra fez 4.764 atendimentos em 3 meses no âmbito da transferência de competências da Ação Social

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) registou, desde 3 de abril de 2023, data em que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra assumiu competências no domínio da Ação Social, 4.764 atendimentos, 4.238 dos quais no âmbito da Ação Social/Rendimento Social de Inserção (RSI) e 526 no âmbito do Serviço de Emergência Social (SES). Neste período, foram ainda apoiados, com medicação, 665 beneficiários. Na reunião do Executivo, de 24 de julho, foi aprovado um pedido de aumento da verba destinada a apoios eventuais, atualmente de 30.000€, para mais 100.000€.

Durante o mês de abril, o Centro Distrital de Coimbra do ISS, IP, transferiu para a autarquia um total de 2.007 processos, na sua maioria de RSI, que foram distribuídos pelos técnicos, de acordo com a sua área geográfica de intervenção. Por sua vez, a transferência dos processos de Ação Social vai ocorrendo, apenas, a pedido dos técnicos, sempre que a família se desloque ao atendimento, pelo que, a 30 de junho de 2023, encontravam-se em acompanhamento pelo SAAS 1.403 processos de RSI e 797 processos de Ação Social (AS).

 

De abril a junho, os técnicos do SAAS fizeram 4.238 atendimentos no âmbito da Ação Social/RSI (abril – 1.007, maio – 1.543 e junho – 1.688), na sua maioria para apoio alimentar, medicamentos e celebração de contratos de inserção no âmbito do RSI.

 

Já no âmbito do Serviço de Emergência Social (SES), que tem como principais campos de atuação as situações de emergência social e as de crise, foram realizados 526 atendimentos, dos quais 316 em abril, 130 em maio e 80 em junho.

 

De salientar que o número elevado de atendimentos, em abril, ficou a dever-se, essencialmente, à necessidade sentida por muitos munícipes de obtenção de esclarecimentos em relação à transferência dos seus processos de RSI ou AS para a CM e respetivos técnicos.

 

Ainda no mesmo período, e dentro das competências assumidas no domínio da Ação Social, entre abril e junho, a autarquia apoiou, em medicação, 665 beneficiários, num custo total de 30.051,83€ (8.330,46€ em abril; 11.364,18€ em maio e 10.357,19€ em junho). Neste trimestre, os apoios em alimentação, alojamento e pagamento de outras despesas (renda de casa, água, eletricidade, entre outros) resultaram da estreita articulação entre o SAAS e as várias entidades com intervenção social, com destaque para a parceria com as Comissões Sociais de Freguesia. Conforme regulamentado, a atribuição destes apoios de caráter eventual em situações de emergência social será remetida à próxima reunião de Câmara, de 24 de julho, para conhecimento.

 

Considerando que foi deliberado, na reunião da CM de Coimbra, de 22 de maio de 2023, a realização de despesa até 30.000,00€ para a concretização dos apoios eventuais e, também, aprovado o procedimento para atribuição dos mesmos, com efeitos retroativos a 3 de abril de 2023, e que esse montante já foi ultrapassado, será, também, analisada e votada, na próxima reunião do Executivo, a correção do compromisso, o seu cabimento e registo em fundos disponíveis no valor de mais 100.000€, para dar resposta aos apoios eventuais às famílias.

 

Refira-se que, no âmbito da transferência de competências para a autarquia no domínio da Ação Social, a CM de Coimbra aprovou, na reunião de 13 de março, a proposta de celebração de protocolos de cooperação com cinco entidades para assegurar o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) numa parte do território do concelho de Coimbra, as restantes estão a cargo da Divisão de Ação Social do Município.

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