A CM de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, vai realizar uma sessão de homenagem ao jornalista Rocha Pato, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento. A homenagem vai decorrer no próximo dia 29 de setembro, pelas 18h00, na Sala Sá de Miranda, da Casa Municipal da Cultura, e agrega três momentos: uma evocação a Rocha Pato pelo filho, Rui Pato; um apontamento musical de António Ataíde (voz), acompanhado por Rui Pato (viola), na interpretação de algumas baladas e canções de José Afonso; e a inauguração da exposição “A Sintonia de duas vidas: Rocha Pato e José Afonso”, com objetos, artigos e documentos pessoais do jornalista, bem como uma pequena mostra das cartas e postais trocados entre José Afonso e Rocha Pato, que foram cedidos por Rui Pato à CM de Coimbra.
A exposição, de entrada livre, vai estar patente na Sala do Empréstimo da Biblioteca Municipal de Coimbra e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e sábados das 11h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00.
Recorde-se que o médico Rui Pato, filho do jornalista conimbricense Rocha Pato, doou à CM de Coimbra um conjunto de cartas e de postais escritos por José Afonso, entre os anos de 1962 e 1970, tendo como destinatário o jornalista e também seu acompanhante musical ao longo da década de 60. Estas cartas e postais escritos por Zeca Afonso, entre os anos de 1962 e 1970, foram incorporadas nos Serviços da Biblioteca Municipal de Coimbra, enriquecendo o valioso acervo documental do Gabinete de História da Cidade e possibilitando um conhecimento mais “intimista” desta personalidade que ficou, para sempre, ligada a Coimbra. A proposta de aceitação de um conjunto de 30 cartas e 19 postais de José Afonso para o jornalista Rocha Pato, pai de Rui Pato, doado pelo médico à autarquia foi aprovada na reunião de 27 de março do executivo municipal.