11 Setembro 2023

CM de Coimbra recebe comitiva de Guangzhou no âmbito da geminação entre os dois municípios

CM de Coimbra recebe comitiva de Guangzhou no âmbito da geminação entre os dois municípios

Uma comitiva da cidade chinesa de Guangzhou (Cantão) foi recebida hoje, dia 11 de setembro, na Câmara Municipal (CM) de Coimbra. Os dois municípios são geminados desde 2013, mas esta foi a primeira vez que se reuniram. O encontro abriu novas oportunidades de cooperação nas áreas económica, industrial e educacional.

“Hoje é um dia histórico para Coimbra, estamos muito satisfeitos por retomar finalmente as relações com Guangzhou”, começou por dizer o vereador Miguel Fonseca, que, em representação do presidente da CM de Coimbra, recebeu a delegação chinesa, composta por Chen Shuang, diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Chen Jianhua, chefe do Gabinete de Economia, Indústria e Informação, Xu Hemiao, diretora do Gabinete Geral do Departamento de Educação e Li Ying, diretor do Gabinete de Educação Vocacional e Educação ao Longo da Vida.

 

A receção, que decorreu na Sala de Sessões da CM de Coimbra, contou ainda com a presença da vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, e do presidente do Conselho de Administração do iParque, Ricardo Lopes. Foram igualmente convidados António Queirós, secretário-geral da Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China e vice-presidente do Observatório da China, assim como Ping Chow, presidente do Conselho Executivo da CCPC-PME: Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal-China, que estiveram na génese do Protocolo de Entendimento e Cooperação entre os dois municípios, em 2013.

 

“Bem-vindos à cidade mais bonita da Europa”, saudou Ana Cortez Vaz, reforçando a hospitalidade de Coimbra. Ricardo Lopes destacou a “abertura do atual executivo municipal para acolher novas empresas e investidores”, realçando “o talento disponível” e o desafio de “criar emprego para fixar os jovens”.

 

Durante a reunião, a comitiva chinesa demonstrou grande interesse em estabelecer sinergias e aprofundar a cooperação, sobretudo, nas áreas industrial e económica, destacando que “o ambiente educacional em Coimbra é propício para negócios e inovação”. Os responsáveis da cidade chinesa explicaram que Guangzhou possui um vasto leque de oportunidades em 38 categorias de indústria, sendo a automóvel a mais relevante e demonstraram interesse em colaborar com Coimbra em áreas como as energias renováveis e medicamentos baseados em biotecnologia.

 

O secretário-geral da Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China, António Queirós, deu a conhecer à comitiva o compromisso da Câmara Municipal de Coimbra “em passar dos acordos do papel para a prática política”, sublinhando que “a importância de Coimbra está para além dos limites do concelho” e que a cidade se assume como “a base do desenvolvimento da região centro de Portugal” e, por isso, deverá ser “o ponto focal da cooperação”. Y Ping Chow, da União das Associações de Cooperação e Amizade Portugal China, concluiu os trabalhos destacando que os laços de cooperação entre Coimbra e Guangzhou estão “agora mais fortes do que nunca”.

Depois da receção na Câmara Municipal de Coimbra, a comitiva chinesa visitou o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Coimbra.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×