Segundo a informação municipal, trata-se de uma coleção filatélica extensa de Carlos Estevinho, iniciada em 1978, reunida ao longo de 45 anos, constituída por 542 sobrescritos de 1º Dia de Circulação, dos quais 539 sobrescritos têm o tamanho 12cm x 19cm e três sobrescritos com tamanho 16cm x 23cm, “acondicionados e organizados em 3 pastas dossier A4, com exceção de 50 destes sem pasta, compreendendo nomeadamente datas e momentos históricos em vários tipos de atividades culturais, desportivas, artísticas, institucionais e sociais”.
Todos os sobrescritos que compõem a coleção tiveram como entidade emissora os CTT e retratam datas e acontecimentos históricos, nacionais e internacionais, em diversas circunstâncias. O exemplar mais antigo desta coleção data de março de 1971. Segundo o valor atribuído pelo proprietário, a coleção vale aproximadamente dois mil euros, tal como explica a informação municipal.
Carlos Alberto Lourenço Estevinho é natural de Paredes, aldeia do concelho de Bragança, mas reside em Coimbra há 50 anos. Para celebrar esta data comemorativa, o proprietário pretende doar a sua coleção ao Município, “por ser a cidade que tão bem o acolheu nestes 50 anos e por isso a oferta, como forma de honrar a cidade com a sua coleção particular”, pode ler-se na informação.
Apesar de a Imagoteca, valência da Biblioteca Municipal de Coimbra, ser um serviço de tratamento e arquivo de imagens, os serviços municipais entendem que é do interesse da autarquia aceitar a doação, “uma vez que é uma coleção interessante do ponto de vista filatélico e poderá até contextualizar algumas exposições de fundos promovidas pela Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico da CM de Coimbra ou outros serviços”.