31 Outubro 2023

Museu Municipal de Coimbra e CACC com novas exposições em novembro

Museu Municipal de Coimbra e CACC com novas exposições em novembro

Em novembro, o Museu Municipal de Coimbra (MMC) vai inaugurar duas exposições e o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) uma. No Edifício Chiado, vai estar patente uma mostra comemorativa dos 70 anos da Sanfil, e na Galeria Almedina, Teresa Ribeiro oferece uma viagem pictórica pela pré-história. Mais contemporâneo, o imaginário em perspetiva de Eduardo Lourenço, e com base na obra “Espelho Imaginário: Pintura, Antipintura e Não-pintura”, espoleta, no CACC, a confrontação do público com a condição de “Visitante Ocasional”. Em novembro, como habitualmente, vai haver várias atividades para os mais novos e no dia 25, o quarto sábado do mês, a entrada é livre no MMC e no CACC.

Dia 18, vai ser inaugurada, no Edifício Chiado, a exposição comemorativa dos 70 anos da Sanfil Medicina, intitulada “Pela Saúde, Pela Comunidade”. A mostra vai estar patente até 7 de janeiro do próximo ano. Já a 25 de novembro, na Galeria Almedina, vai ser inaugurada a exposição temporária ANIMALIUM – Alma e Espelho, de Teresa Ribeiro. A mostra vai estar patente até 21 de janeiro do próximo ano.

 

No Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, o destaque de novembro vai para a inauguração no dia 11, da exposição temporária “Visitante Ocasional”, inspirada na obra “Espelho Imaginário: Pintura, Antipintura e Não-pintura”, de 1971. A mostra vai estar patente até 18 de fevereiro do próximo ano.

 

Para o público escolar, o MMC programou, em novembro, a oficina “O Génio, o toucador e a menina”, que vai decorrer de 2 a 29 deste mês, no Edifício Chiado, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (com duração aproximada de 60 minutos). É orientada para o pré-escolar e 1º ciclo (grupos formados). Trata-se de uma sessão de leitura com base no mobiliário da coleção Telo de Morais, particularmente da peça “Toucador”, cuja aquisição reflete um novo gosto e cuidados pessoais na corte portuguesa. A atividade requer inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

 

Na programação do Museu, em novembro, continuam as visitas dramatizadas, “O Guarda-Chaves visita o Chiado”, pelo ator Ricardo Kalash, a 22, 28 e 29 de novembro. O ponto de encontro é no Edifício Chiado, às 10h30, e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 239 718 238 ou perlo e-mail geral@aescoladanoite.pt.

 

Por sua vez, no CACC, até 8 de novembro, vai desenrolar-se o Programa “De Portas Amplamente Fechadas” (3ª edição), com um conjunto de iniciativas reveladores dos bastidores deste espaço expositivo, onde se incluem workshops de processos de embalamento e transporte de obras de arte e oficinas de curadoria. Orientado para maiores de 14 anos e para grupos de seis a 12 pessoas, o programa vai decorrer de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00. Para o público escolar e não só, vão ter lugar as oficinas “Desenhos gigantes! Cabemos numa folha de papel?” e “Desenhos Verticais! As paredes como suporte!”, ambas dirigidas para o pré-escolar, ATL’s e público em geral (com mínimo de cinco e máximo de 20 pessoas). Vão decorrer de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00. Dia 25 de novembro, às 15h00, vai haver uma visita acompanhada à exposição “Visitante Ocasional”, pelo curador José Maçãs de Carvalho. Neste dia, às 16h00, tem lugar também a já tradicional “Oficina Artsketchers”. A participação nas várias atividades é gratuita, mas requer marcação prévia através do telefone 239 828 052 ou do e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt.

 

Por fim, importa relembrar que 25 de novembro é quarto sábado do mês e, por isso, a entrada no Museu Municipal e no Centro de Arte Contemporânea é aberta a todos e gratuita.

 

 

 

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×