6 Dezembro 2023

Sabores da Escrita dedicado ao Natal no dia 15 pela primeira vez no Seminário Maior

Sabores da Escrita dedicado ao Natal no dia 15 pela primeira vez no Seminário Maior

A próxima edição dos Sabores da Escrita, subordinada ao tema “Património Alimentar Literário de Coimbra (Sabores de Natal)”, vai decorrer, pela primeira vez, no Seminário Maior de Coimbra, no próximo dia 15 de dezembro, com uma conferência da especialista Carmen Soares, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, marcada para as 20h00 e de entrada livre. A iniciativa insere-se no programa municipal “Coimbra Natal’23”. O jantar, a partir das 20h30, requer inscrição através de dct@cm-coimbra.pt (inscrições limitadas a 60 pessoas) e tem um custo de 22,50 euros por pessoa. É confecionado e servido pelo Seminário Maior e conta com a colaboração teatral da companhia Almanach.

O jantar – que requer inscrição até às 17h30 de 14 de dezembro – associa iguarias que nos remetem para o Natal de Coimbra, sendo antecedido pela intervenção de Carmen Soares, coordenadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e diretora do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades. Carmen Soares é autora e coordenadora de diversas publicações, com destaque para a tradução para português e estudo do mais antigo poema gastronómico que chegou aos nossos dias, escrito em grego, no séc. IV antes de Cristo, disponível no livro Arquéstrato, Iguarias do Mundo Grego, Guia gastronómico do Mediterrâneo Antigo (Coimbra, 2016).

 

Coimbra usufrui, pois, da distinção de poder ser considerada berço da culinária nacional portuguesa, ao surgir no panorama editorial do nosso país como a cidade onde se publicou o primeiro livro orientado para a promoção de um discurso culinário nacionalista, Cosinha Portugueza ou Arte Culinária Nacional (1899, Imprensa Académica), e tem, por isso, um património alimentar literário registado em escritos de variadíssima natureza.

 

Variada é também a “mesa de Coimbra”, com o seu topónimo ou adjetivação identitária da cidade a figurar em nomes de receitas e produtos de todo o tipo: as arrufadas de Coimbra, o manjar branco à moda de Coimbra, o pão de ló à moda de Coimbra, o pudim de ovos de Coimbra, ou o arroz-doce à moda de Coimbra. A variedade de salgados vai, entre outros, da perdiz fria à moda de Coimbra, passando por pratos de bacalhau, lampreia, lombo e coiratos, até aos ovos mexidos de cebolada à moda de Coimbra.

 

A ementa de dia 15 de dezembro apresenta a “mesa de Coimbra”. Como entradas, há pão, arrufadas de Coimbra e queijo fresco e bolo de carne à moda de Coimbra, depois será servida uma sopa do Frade Crúzio e Bacalhau ao jeito de Coimbra, e como sobremesas uma vasta variedade desde pudim de ovos de Coimbra, arroz-doce à moda de Coimbra, pão de ló à moda de Coimbra, sopa dourada à moda de Coimbra e filhoses de abóbora menina à moda de Coimbra. Quanto a bebidas, há água, vinho branco e tinto, licor de rosas e espumante.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×