22 Fevereiro 2024

CM de Coimbra associou-se a campanha de promoção do dirigismo desportivo no feminino

CM de Coimbra associou-se a campanha de promoção do dirigismo desportivo no feminino

Realizou-se, hoje, dia 22 de fevereiro, na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, com a presença do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, uma sessão da campanha nacional “Tu também podes ser presidente do teu clube”, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), dirigida às alunas do ensino secundário e destinada a promover a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, na sequência das medidas saídas do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto. Participaram nesta ação 50 jovens de duas turnas (11º e 12º ano), que tiveram oportunidade de debater a “Liderança e o dirigismo desportivo no feminino”.

“Tu Também Podes Ser Presidente do teu clube” é uma campanha de promoção e de incentivo a uma maior participação das mulheres na área da liderança no desporto, tornando o meio mais equitativo em termos de género. Esta campanha foi concebida para ser direcionada às raparigas, alunas do ensino secundário, valorizando a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, sob o mote «Tu também podes ser a presidente do teu clube. Esta é uma das orientações do relatório do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto, que está na base desta ação desenvolvido pelo IPDJ, em parceria com a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Direção Regional do Desporto dos Açores e a Direção Regional do Desporto da Madeira. O Município de Coimbra associou-se à campanha com a presença do vereador da Juventude, Carlos Matias Lopes, na sessão que decorreu na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores.

 

A sessão, que envolveu 50 estudantes de duas turmas (11º e 12º ano) da Escola Quinta das Flores, contou ainda com a presença da diretora da regional do IPDJ, Catarina Durão, que apresentou a campanha, e teve um painel de debate, sob o tema “Liderança e o dirigismo desportivo no feminino”, moderado por Renato Daniel, presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, e com a participação de Ana Cláudia Guedes, presidente da Associação de Ginástica do Centro, Dora Freire, presidente da Secção de Karaté da AAC, e  Diana Henriques, ex árbitra de futebol da FPF (Federação Portuguesa de Futebol).

 

Os objetivos da campanha passam por “demonstrar às raparigas do ensino secundário que ser mulher e ser presidente de um clube é possível”. Através da campanha procura-se, também, “contribuir para acabar com os estereótipos que mantêm as mulheres fora de jogo, em matérias de liderança no desporto”. Apesar do aumento gradual da participação das mulheres no desporto, estas continuam sub-representadas nos órgãos de decisão das instituições desportivas.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×