22 Março 2024

Desafios da mobilidade elétrica para a Proteção Civil em debate no dia 11 de maio no ISEC

Desafios da mobilidade elétrica para a Proteção Civil em debate no dia 11 de maio no ISEC

A Câmara Municipal de Coimbra, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vão dinamizar, no dia 11 de maio, a conferência “Mobilidade Elétrica: Desafios para a Proteção Civil”, que vai decorrer no auditório do ISEC. Um evento que conta com oradores da autarquia, do ISEC, dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), da Metro Mondego (MM), da Escola Nacional de Bombeiros, das empresas Jacinto Marques De Oliveira, Sucessores, Lda. e Tecnilab AV Portugal SA. e é dirigido a todos os agentes e entidades de Proteção Civil. As inscrições podem ser realizadas, online, até dia 3 de maio e o evento é limitado e 250 participantes.

O objetivo da conferência visa otimizar o conhecimento das entidades e agentes de Proteção Civil sobre a temática, promover uma atuação segura nas diversas operações e desmistificar alguns conceitos existentes. O atual modelo de mobilidade elétrica dos SMTUC, o futuro da mobilidade na região de Coimbra com a implementação do Metrobus, o aumento significativo de veículos elétricos e a importância do sistema de carregamento elétrico no município serão alguns dos tópicos que estão em cima da mesa.  A iniciativa vai contar, ainda, com uma visita técnica à exposição de autocarros, metrobus e do veículo de combate a incêndios Eco Camões, todos totalmente elétricos, presentes no Campus do ISEC.

 

As inscrições são dirigidas aos agentes de Proteção Civil, nomeadamente Bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e ainda aos Serviços Municipais de Proteção Civil e alunos de Proteção Civil, e podem ser realizadas online, aqui, até ao próximo dia 3 de maio.

 

Os trabalhos começam às 9h30, no auditório do ISEC, com a sessão de abertura, que vai contar com a presença vereador da Proteção Civil da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, do presidente do ISEC, Mário Velindro, do comandante sub-regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Tavares, do presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, Jorge Miguel Jesus, do presidente da Metro Mondego, João Marrana, do presidente da Escola Nacional de Bombeiros, Vítor Reis e do presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão. 

 

A primeira sessão tem início às 10h15, com o tema “Baterias e Sistemas de carregamento” e conta as intervenções de João Trovão, do ISEC, sobre baterias, e de Luís Santos Costa, da CM de Coimbra, sobre sistema de carregamento elétrico. Às 10h55, está marcado o início da segunda ronda, para “Apresentação Técnica dos Veículos”, que será realizada por Nuno Faria, dos SMTUC, que vai dar a conhecer os autocarros elétricos, por Nuno Fonseca, da MM, que vai apresentar o Metrobus, e por Jacinto Oliveira, que vai falar sobre o produto da sua empresa, o ECO Camões, anunciado como o primeiro veículo de combate a incêndios totalmente elétrico e não tripulado no mundo.

 

Às 11h40, tem lugar uma mesa-redonda, moderadora por Nelson Antunes, do SMPC, e às 11h55, decorre uma visita à exposição de autocarros dos SMTUC, metrobus e do veículo de combate a incêndios Eco Camões, no campus do ISEC.

 

Depois de almoço, às 14h30, tem início a terceira sessão de intervenções, com o tema “Mobilidade Elétrica”, que conta com a participação de Nuno Faria, que vai falar sobre “A mobilidade elétrica no SMTUC” e de Olga Silva, da MM, que vai abordar o tema “O sistema de mobilidade do Metro Mondego”. De seguida, vai ter lugar um último painel, que será sobre “Incêndios em veículos elétricos” e que conta com a intervenção de João Reis, da ENB, sobre “Combate a incêndios em veículos elétricos”, e Jorge Filipe, da Tecnilab, sobre “sistema automático de extinção de incêndios”. Às 16h00, está marcada a segunda mesa-redonda, moderada pelo comandante dos Bombeiros Sapadores, Paulo Palrilha.

 

A sessão de encerramento vai ficar a cargo da vereadora da Mobilidade e Transportes da CM de Coimbra, Ana Bastos.

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×