25 Março 2024

“Do lado mais visível das imagens” inaugura a 28 de março no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra

“Do lado mais visível das imagens” inaugura a 28 de março no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra

“Do lado mais visível das imagens” é o título da próxima exposição do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC), que inaugura na quinta-feira, dia 28 de março, às 18h00, com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva. A mostra reúne trabalhos de Ana Cardoso, Andy Denzler, Diogo Pimentão, Fernando Calhau, João Louro, José Bechara, José Pedro Croft, Joaquim Bravo, Lygia Pape, Marisa Ferreira, Nuno Sousa Vieira, Pedro Cabrita Reis, Pedro Tudela, Rafael Canogar, Robert Barry e Sandra Baía.

O conjunto de obras apresentadas encontra-se numa linha que começa com o suprematismo e o abstracionismo e se prolonga até ao minimalismo, refere-se na folha de sala da exposição. A mostra, que vai estar patente até 23 de junho, conta com obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE) e da Coleção Norlinda e José Lima – reafirmando a importância das coleções privadas e colocando-as em relação com a CACE – e tem a curadoria de José Maçãs de Carvalho (curador do CACC) e Daniel Madeira.

 

“O mundo externo é reduzido à mais ínfima expressão, criando-se um tempo e um modo próprio intrínseco ao ato criativo projetado na obra. Falamos, também, da possibilidade de um regresso à imagem primordial, à imagem como experiência emocional”, afirma-se na apresentação da mostra. “São imagens para as quais dificilmente encontramos palavras e que dificultam o encontro com o caminho certo. Será assim que as obras nesta exposição se apresentam: vêm de um lugar onde a imagem original foi banida, afirmam o seu desassombro e exigem do visitante a generosidade de um olhar límpido e acolhedor”, refere-se, ainda, na folha de sala da exposição.

 

A exposição “Do lado mais visível das imagens” pode ser vista até ao dia 23 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, no CACC. O equipamento está encerrado às segundas-feiras e feriados.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×