21 Março 2024

Mercado Municipal acolhe exposição que assinala o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

Mercado Municipal acolhe exposição que assinala o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

A exposição “O discurso de ódio não é argumento”, da autoria da EAPN | Rede Europeia Anti Pobreza, está patente, desde hoje, dia 21 de março, Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, no Mercado Municipal D. Pedro V. A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal, através do Gabinete para a Igualdade e Inclusão (GII), com o objetivo de assinalar a efeméride. A mostra pretende causar impacto no público através da sua forma colorida, direta e humorada.

A exposição “O discurso de ódio não é argumento” #Daravoltaaotexto#EAPN vai estar patente até ao próximo dia 15 de abril, data em que se comemora a Semana da Interculturalidade. Esta exposição é da autoria da EAPN | Rede Europeia Anti Pobreza e pretende aumentar o impacto no público pela sua forma colorida, direta e humorada.

 

A crescente presença de discentes imigrantes nas escolas do concelho, e de todo o país, reflete a diversidade cultural e étnica que caracteriza a sociedade contemporânea. No entanto, esse fenómeno também levanta desafios associados ao racismo e à xenofobia, problemas que necessitam de atenção e de ação efetiva para promover uma comunidade escolar inclusiva e acolhedora.

 

O discurso de ódio tem vindo a ganhar cada vez mais espaço na Europa e em Portugal não é exceção, podendo encontrar-se reproduzido não só em conversas e comentários espontâneos, mas também de forma explícita através das redes sociais, comentários de notícias, nas paredes das cidades ou mesmo em ações de ruas.

 

Atenta a essa problemática, a CM de Coimbra programou um conjunto de iniciativas de sensibilização sobre a discriminação, o racismo e a xenofobia. A exibição da exposição “O discurso de ódio não é argumento” #Daravoltaaotexto#EAPN no Mercado Municipal D. Pedro V insere-se no leque de ações programadas.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Filipa Ventura e Mafalda Pinto

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×