13 Março 2024

Nova exposição no Convento São Francisco dedicada à vida e à obra do Arquiteto Fernando Távora

Nova exposição no Convento São Francisco dedicada à vida e à obra do Arquiteto Fernando Távora

“Fernando Távora. Pensamento Livre”, exposição sintética da vida e obra do Arquiteto Fernando Távora, inaugura amanhã, dia 14 de março, às 18h00, nos espaços da Sala do Capítulo e do corredor do Convento São Francisco. A exposição, integrada no programa comemorativo do Centenário de Fernando Távora, é de entrada gratuita e pode ser visitada até 5 de maio, de segunda-feira a domingo, entre as 15h00 e as 20h00 (última entrada às 19h30).

“Fernando Távora. Pensamento Livre” é uma exposição sintética da vida e obra do Arquiteto Fernando Távora, que procura retratar “a personagem, a sua vastíssima cultura, o seu método de trabalho, a forma como usou o Desenho e a História na prática projetual, e de como as suas aulas foram fundamentais para sucessivas gerações de estudantes entenderem o que é a Arquitetura e o seu exercício profissional”, tal como explica a sinopse da exposição.

 

“Fernando Távora. Pensamento Livre”, que chega agora ao CSF, é uma iniciativa da Fundação Marques da Silva e a ação central de Távora 100, programa comemorativo do Centenário de Fernando Távora, que constitui uma proposição comum da Ordem dos Arquitetos, da Fundação Marques da Silva e das três Escolas de Arquitetura: a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho. O programa Távora 100 conta com o apoio do Banco BPI; Fundação la Caixa; DST Group; Tintas Cin e a Efapel.

 

“Com o objetivo de consolidar uma primeira escolha das obras a expor, visitámos, já com um sentido mais crítico, alguns dos edifícios desenhados por Fernando Távora, por forma a que estivesse garantida a consideração a uma problemática alargada, da construção de raiz à reutilização patrimonial, presente no conjunto da sua obra”, explana a sinopse. “E assim fomos ver o Mercado da Feira (1953/1959), revisitámos a Casa de Ofir (1957/1958), passeámos na Quinta da Conceição e subimos ao Pavilhão de Ténis (1956/1960), percorremos a Escola do Cedro (1957/1961), voltámos à Pousada da Costa (1972/1985), passámos pelo Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1993/2000) e, finalmente, entrámos na Casa dos 24, antigos Paços do Concelho do Porto (1995/2003)”, acrescenta o mesmo documento. A exposição no Convento São Francisco é ainda complementada com o tema Viagens, reflexo da abrangência cultural e geográfica do percurso de Fernando Távora.

 

A exposição, de entrada gratuita, pode ser visitada até 5 de maio, de segunda-feira a domingo, entre as 15h00 e as 20h00 (última entrada às 19h30).

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×