22 Abril 2024

Câmara e Turismo de Portugal promovem formações gratuitas para profissionais de turismo

Câmara e Turismo de Portugal promovem formações gratuitas para profissionais de turismo

Estão a decorrer ações de formação, no âmbito do protocolo “Formação + Próxima”, assinado entre o Município de Coimbra a Turismo de Portugal, orientadas, sobretudo, para profissionais de turismo, mas abertas a outros públicos. No caso da formação em vitrinismo, é, especialmente, dirigida a lojistas, em particular da Baixa de Coimbra. A participação é gratuita e as inscrições têm de ser registadas na Academia Digital Turismo de Portugal. Amanhã, é o primeiro de três dias da ação sobre “Excel Fundamental – noções básicas”, dia 24 tem lugar a formação sobre “Storytelling e Criatividade – narrativas que criam memórias” e a 4 e 11 de maio sobre “Montras e Vitrines como Fator de Atração Turística: do storytelling às técnicas e materiais”.

Este ciclo formativo, presencial, é desenvolvido em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e vai decorrer na Casa Municipal da Cultura (no caso da formação “Storytelling e Criatividade – narrativas que criam memórias”), na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (curso de “Excel Fundamental – noções básicas”) e Colégio da Graça (para a ação sobre “Montras e Vitrines como Fator de Atração Turística: do storytelling às técnicas e materiais)”.

 

Amanhã é, assim, o primeiro de três dias (continua a 29 e 30 de abril) do curso de “Excel Fundamental – noções básicas”, com a duração de nove horas no total, ministrado entre as 18h30 e as 21h30, pelo formador Ricardo Chambel, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. A inscrição para esta ação é feita no portal da Academia Digital Turismo de Portugal, neste link. Nesta ação, pretende-se reciclar e aperfeiçoar os conhecimentos das principais funcionalidades do Microsoft Excel. Além dos profissionais do setor do turismo, a formação está aberta a outros interessados e vai abordar temas como “Ficheiros: gravação e segurança de conteúdos”, “Dados alfanuméricos e numéricos”, “Cálculos de dados”, “Fórmulas”, “Funções” e “Funções de lógica e funções de pesquisa e referência”. A emissão do certificado está condicionada à participação ativa em pelo menos 90% da carga horária.

 

Já no dia 24, tem lugar a formação sobre “Storytelling e Criatividade – narrativas que criam memórias”, com a duração de quatro horas, entre as 9h00 e as 13h00, dada por Hugo Teixeira Francisco, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra. As inscrições podem ser feitas aqui. Esta ação pretende explicar o papel do storytelling e da criatividade na atividade turística, explorar o processo de criação de narrativas impactantes e desenvolver técnicas de escrita adaptados a diferentes plataformas e contextos. Os conteúdos da formação passam por temas como “Storytelling e a criatividade – valorização do produto e construção de memórias”, “A narrativa e o conteúdo da história: planear, redigir e contar”, “Técnicas de escrita e adaptação de conteúdos” e “Exemplos e exercícios práticos”.  A obtenção de certificado está sujeita a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.

 

Por fim, neste ciclo temporal próximo, vai realizar-se a 4 e 11 de maio a formação em “Montras e Vitrines como Fator de Atração Turística: do storytelling às técnicas e materiais”, com a duração de oito horas, entre as 14h30 e as 18h30, ministrada por Maria do Céu Guerra, no Colégio da Graça, na Rua da Sofia. Para esta ação as inscrições podem ser feitas aqui. Os objetivos passam por “Compreender o espaço comercial e de atendimento enquanto ferramenta de identidade e imagem de marca”, “Explorar ferramentas para a criação de montras e vitrines impactantes” e “Aplicar técnicas e materiais para a valorização dos produtos e/ou serviços”.

 

A ação destina-se a profissionais do setor do turismo e comércio, com foco em profissionais cuja atividade implica um espaço físico com montra ou vitrine. E os conteúdos formativos são: “Vitrinismo como fator de atração turística – da conceção do espaço à identidade e imagem de marca”, “Produtos perecíveis e não perecíveis”, “Composição, cor, forma, linhas, equilíbrio, iluminação, harmonia e criatividade”, “Elementos decorativos e áreas temáticas”, e “Materiais – normas e tendências de turismo”. O curso permite, também, a obtenção de certificado que está sujeito a uma presença mínima em 90% da ação, com participação ativa na mesma e realização das atividades propostas.

 

Para efetuar as inscrições, é necessário ser utilizador da plataforma da Academia Digital Turismo de Portugal. Quem não for utilizador terá que, em primeiro lugar, criar o utilizador aqui, colocar o nome, e-mail e palavra chave e registar. Após este primeiro passo, o novo utilizador recebe um e-mail no seu endereço para ativação da conta e preenchimento dos dados do processo individual. Depois basta registar a inscrição nas ações pretendidas.

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×