15 Abril 2024

Espetáculo de dança “ΛƬSUMOЯI” estreia dia 27 de abril no festival Abril Dança Coimbra

Espetáculo de dança “ΛƬSUMOЯI” estreia dia 27 de abril no festival Abril Dança Coimbra

A coreógrafa Catarina Miranda estreia em Coimbra, no próximo dia 27 de abril, no Teatro Académico Gil Vicente, o espetáculo de dança “ΛƬSUMOЯI”, inspirado numa peça de teatro japonesa do século XV, que apresenta em palco fantasmas e espetros, que cruzam linguagens do passado, do presente e do futuro. O espetáculo insere-se no festival Abril Dança Coimbra, tendo depois apresentações no festival Dias da Dança (DDD) no Porto e posteriormente em Paris, Plovdiv (Bulgária), Aveiro, e, em 2025, em Lisboa.

Ao longo da peça, cinco bailarinos assumem-se como espetros ou fantasmas, afirmando-se, dobrando realidades, passando de um gesto com referências ao vocabulário e técnicas do teatro ancestral japonês ‘noh’ para posteriormente se inspirarem em “danças urbanas e contemporâneas, mais afirmativas”, disse à agência Lusa a coreógrafa. “Todos [os bailarinos] questionam o corpo, se calhar em diferentes fases de aceitação de perceber que corpo é aquele, o que foi, como volta a remembrar um corpo já não é o que conhecia. Posteriormente, aceita a sua dimensão e então afirma-se e ocupa o espaço”, conta Catarina Miranda.

 

A entrada de danças mais afirmativas e alegres, urbanas e contemporâneas, dizem também respeito aos próprios “vocabulários” dos bailarinos em palco, explicou.

 

O novo espetáculo de Catarina Miranda, coapresentado pelo Abril Dança Coimbra e DDD, surge de um fascínio e interesse da coreógrafa em estudar “como culturas diferentes criam sistemas de tradução que evocam a relação com o desconhecido, com a morte, com o sagrado”. Foi no seguimento desse estudo, que surgiu o interesse pelo teatro ‘noh’, caracterizado “pela técnica essencial do gesto, a manipulação do objeto, uma temporalidade elástica”, explicou a coreógrafa, que esteve no Japão para melhor compreender este teatro ancestral, cujo formato se mantém muito próximo do original.

 

No âmbito do curso, conheceu a peça de teatro ‘noh’ Atsumori, que tem como protagonista o fantasma de uma criança guerreira que volta à terra para se vingar da sua própria morte, mas que descobre que quem o matou ficou “tão chocado que se converteu em monge budista e passou a rezar por ele”, disse.

 

No seu espetáculo, Catarina Miranda não se propõe a trabalhar aquela peça, mas parte de uma inspiração em torno daquela condição de fantasma, “da transparência, de se viver na sombra, da incomunicabilidade com os vivos”. “É sobre a condição de se ser um espetro. Em palco, há memórias de construção social de quando se era vivo, construção de repetição, de gestos”, afirmou, salientando que, numa dimensão sonora, o espetáculo é acompanhado por sons de faíscas, palmas, sinos, sussurros e chamamentos. Para além de convocar o passado e o presente, o espetáculo, sobretudo na sua proposta cenográfica, propõe também linguagens futuristas, com um “chão e teto luminosos”, acrescentou.

 

Com produção da Material Diversos, o espetáculo é interpretado por Cacá Otto Reuss, Joãozinho da Costa, Lewis Seivwright, Maria Antunes e Mélanie Ferreira. O desenho de luz é de Joana Mário e Leticia Skrycky e a composição sonora de Lechuga Zafiro.

 

O festival Abril Dança Coimbra é organizado pelo Convento São Francisco/Câmara Municipal de Coimbra, TAGV/UC, O Teatrão e A Escola da Noite, partindo de um interesse comum pela dança contemporânea, reconhecendo o lugar central que esta ocupa na renovação da linguagem das artes performativas nas últimas décadas.

 

Créditos fotográficos: Material Diversos

 

LUSA/CM de Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×