26 Abril 2024

Nova Praça 25 de Abril mostra como “Coimbra está a acontecer”

Nova Praça 25 de Abril mostra como “Coimbra está a acontecer”

“Coimbra está a acontecer!”. Foi este o mote dado pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, durante a inauguração da nova e requalificada Praça 25 de Abril, que decorreu na tarde de ontem, dia 25 de Abril, inserida no programa municipal que assinalou os 50 anos da Revolução. A inauguração contou ainda com a presença da vogal do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, Alexandra Barbosa, e do presidente do CA da Metro Mondego, João Marrana, bem como do Executivo Municipal e de diversas entidades da cidade e da região, para além das dezenas de pessoas curiosas por ver esta primeira transformação.

Na sequência do desenvolvimento dos trabalhos de construção do troço urbano Alto de São João – Portagem, a cargo da Infraestruturas de Portugal, foi possível requalificar a Praça 25 de abril, um dos locais da cidade mais fortemente intervencionados no âmbito das obras do Sistema de Mobilidade do Mondego.

 

A abertura deste espaço para usufruto da população, além de permitir retomar a circulação nesta zona, é simbólica de como a cidade se modificará, tornando-se mais coesa, social e territorialmente, e ambientalmente mais sustentável.

 

Já em obra, em 2022, por iniciativa do atual Executivo, a CM de Coimbra apresentou uma proposta de alteração ao projeto com vista a integrar os diferentes modos de transporte, melhorar as condições de fruição urbana, requalificar os espaços de estadia, aumentar a área de canteiros, que atingiu os 2.340 m2 (aumento de 77%), manter todas as árvores existentes em torno da fonte e o reforço de plantações de árvores (passando a 47 unidades) e subarbustos. Em complemento, foi ainda requalificada a fonte original, com um sistema RGB para controlo de iluminação cénica, que lhe dará uma nova notoriedade.

 

Adicionalmente, também a interseção entre a R. do Brasil com a R. Tomé Rodrigues Sobral foi beneficiada. O cruzamento aprovado e que conjugava cinco ramos afluentes, com problemas de segurança, deu lugar a uma rotunda compacta que permitiu melhorar o desempenho global (fluidez e segurança) e preservar o freixo de grandes dimensões aí existente, potenciando ainda a requalificação da R. do Ultramar, numa obra a ser levada a cabo pela CM de Coimbra em articulação com as Águas de Coimbra. Também a renovação do viaduto deverá justificar uma intervenção futura.

 

Neste contexto, foi ainda reaberto o viaduto do Calhabé, no sentido ascendente.

 

Por sua vez, ainda no âmbito das obras do Metrobus, no troço Portagem – Coimbra-B, foi também aberto ao trânsito ontem ao fim da tarde o viaduto da Rua Manuel de Almeida e Sousa, junto à Estação de Coimbra-B.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Tiago Costa

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×