O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, o presidente honorário do BPI, Artur Santos Silva, e o curador da Fundação “la Caixa” e comissário da exposição, Jaume Marlès, inauguraram hoje, dia 9 de abril, “De Polo a Polo, uma viagem aos grandes paraísos naturais”, na Praça da República.
A exposição apresenta 52 imagens sobre diversos espaços naturais da Terra, do Ártico à Antártida, com um denominador comum: sensibilizar para a importância de conservar estas áreas únicas do Planeta. A exposição reúne mais de 30 prestigiados fotógrafos de natureza, alguns deles vencedores de prémios como o Wildlife Photographer of the Year e o World Press Photo.
Com o programa Arte na Rua, a Fundação “la Caixa” expõe fotografias com o selo da National Geographic Society, sobre a Natureza e o Meio Ambiente e que dão ênfase aos espaços naturais ameaçados, assim como aos efeitos da transformação dos ecossistemas naturais e a sua influência nos seres vivos. O programa, lançado em 2006, tem aproximado do grande público criações de conceituados. Agora, em colaboração com a National Geographic Society, o programa integra uma nova linha centrada na ciência e na natureza.
A exposição vai estar patente até ao dia 10 de maio e estará aberta 24 horas para visita livre, disponibilizando-se visitas de grupos escolares e outros grupos (mediante reserva através do número de telefone 215 562 495) e visitas comentadas para o público em geral (aos sábados, às 12h00, às 17h00 e às 18h00, e aos domingos, às 12h00, às 13h00 e às 17h00).
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano