24 Maio 2024

9 empresas de Coimbra distinguidas com o estatuto Gazela

9 empresas de Coimbra distinguidas com o estatuto Gazela

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) atribuiu a distinção de Gazela a 135 empresas da região Centro, nove das quais do concelho de Coimbra. Uma distinção atribuída devido ao rápido crescimento alcançado num curto espaço de tempo, em termos de emprego e volume de negócios. Este número, registado em 2023, foi o mais elevado dos últimos 12 anos. A cerimónia decorreu em Vagos, no passado dia 22 de maio, e contou com a presença do ministro adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e do vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Fonseca.

Do concelho de Coimbra foram distinguidas as empresas Casa da Oliveira – CSPC, GRAMA, Hydradev, IN Prov, Tamanho Eficaz Lda, TUU e Voltenergy, além de outras duas cuja identidade não foi revelada a pedido das próprias. “Estão de parabéns todas as Empresas Gazela, e em particular as jovens empresas de Coimbra, de diversos setores de atividade, que integram este grupo muito especial, pelo seu forte impacto no tecido económico, competitividade e intensidade exportadora do nosso concelho, gerando riqueza e criando emprego”, afirmou Miguel Fonseca. O vereador referiu ainda que estas empresas, “pela sua dinâmica, resiliência, capacidade de inovação e de gestão”, irão também ser reconhecidas na 2ª edição do Coimbra Invest Summit, agendada para os dias 9, 10 e 11 de outubro, no Convento São Francisco.

 

A CCDRC galardoou 135 empresas Gazela, que, em 2023, empregaram 5.484 pessoas e geraram um volume de negócios de 722 milhões de euros e 360 milhões de euros de exportações. São empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios. Representam uma reduzida percentagem do universo das empresas, mas estão presentes em todos os setores.

 

De acordo com a CCDRC, mais de dois terços das empresas Gazela apuradas foram constituídas nos anos de 2017 (20%), 2018 (25%) e 2019 (27%). No final de 2023, 38 das 135 empresas Gazela tinham 81 candidaturas financiadas pelo Portugal 2020, com um investimento total aprovado de 328 milhões de euros e um fundo europeu atribuído de 110 milhões de euros. Destas, 43% enquadravam-se no Programa Centro 2020 e 41% visavam investimento em inovação produtiva.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×