8 Maio 2024

Ordem de Malta instalou posto de apoio aos peregrinos em Coimbra com ajuda da Proteção Civil Municipal

Ordem de Malta instalou posto de apoio aos peregrinos em Coimbra com ajuda da Proteção Civil Municipal

O Posto de Apoio da Ordem de Malta para assistência aos peregrinos abriu ontem, dia 7 de maio, nas instalações cedidas pela PrimePadel, junto ao IC2, entre a saída para os Fornos e a entrada norte de Coimbra. A instalação e abertura do posto, que serve para prestar assistência aos peregrinos que este mês se deslocam a Fátima, contou com a colaboração do Serviço Municipal de Proteção Civil de Coimbra.

A primeira grande peregrinação do ano já teve início, com milhares de peregrinos a caminho de Fátima para o 13 de maio, e Coimbra abriu ontem o Posto de Apoio da Ordem de Malta para ajudar os peregrinos nessa caminhada. O Serviço Municipal de Proteção Civil de Coimbra ajudou a Ordem de Malta nessa operação, nomeadamente através de visitas e análise do local, contactos institucionais e apoio nas necessidades logísticas.

 

No âmbito da primeira grande peregrinação, está em vigor a campanha “Peregrinação Segura – Fátima 2024”, promovida pelas Infraestruturas de Portugal, com reforço de informação sobre as vias e os caminhos que podem ser utilizados e as alternativas com menor tráfego rodoviário. No Município de Coimbra, o percurso tem implementado um plano alternativo do IC2 para a antiga Estrada Nacional 1, na zona de Fornos, o mesmo acontecendo entre Antanhol e Cernache, até à próxima segunda-feira, dia 13 de maio.

 

A Câmara Municipal recomenda, assim, no âmbito da campanha, o cumprimento de algumas regras de segurança por parte dos peregrinos e automobilistas. Em relação aos peregrinos, devem caminhar em estradas alternativas evitando os IP e IC, ter em consideração toda as placas com informações de percursos alternativos mais seguros e as indicações das autoridades, bem como devem usar sempre vestuário refletor, de dia ou de noite, caminhar sempre pela berma, em fila indiana, o mais afastado possível da faixa de rodagem e em sentido contrário ao trânsito e, se pararem, afastarem-se o máximo possível da estrada.

 

Já no que diz respeito aos automobilistas, estes devem ter atenção redobrada na estrada e reduzir a velocidade ao avistar grupos de caminhantes, devem seguir as instruções e os conselhos das forças de segurança e das brigadas de apoio da IP que alertam para a presença de peões na estrada e ter atenção aos condicionamentos de trânsito – supressão das faixas de lentos (mais à direita) – em algumas vias onde não existam bermas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×