22 Maio 2024

Projeto “Crianças em Ação” está a levar o gosto pelo cinema às escolas do concelho

Projeto “Crianças em Ação” está a levar o gosto pelo cinema às escolas do concelho

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e a vereadora com o pelouro da Educação, Ana Cortez Vaz, visitaram, ontem, dia 21 de maio, a Escola Básica de Cruz de Morouços, na União de Freguesias de Santa Claro e Castelo Viegas, onde decorreu uma sessão do projeto “Crianças em Ação”. Este projeto, promovido pela Casa da Esquina, com o apoio de 15 mil euros do Município, é dirigido a escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de desenvolver nas crianças e nos jovens a sensibilidade estética e artística para a fruição do universo cinematográfico, bem como promover a cultura cinematográfica.

Na reunião de Câmara de Câmara de 5 de fevereiro deste ano, o Executivo municipal aprovou a proposta de atribuição de um apoio de 15 mil euros à Casa da Esquina para a realização do projeto “Crianças em Ação”. Assim, desde março e até novembro, diversas escolas do concelho estão a receber sessões do projeto. Ontem, dia 22 de maio, foi a vez da Escola Básica de Cruz de Morouços, sessão que contou com a visita do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e da vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, bem como dos serviços municipais envolvidos: Educação e Cultura. “Shhh… Estamos à Escuta”, com António Pedro Figueiredo e Sara Seabra, foi o tema da oficina de ontem.

 

Em 2024, o projeto tem 19 turmas, incluindo três agrupamentos e abrangendo seis freguesias/união de freguesias: EB1 Almas de Freire, EB1 Almas de Freire, EB1 Cruz de Morouços, EB1 Arzila, EB1 Espírito Santo, da EB1 Fala (duas turmas), EB1 Póvoa, EB1 Ribeira de Frades, EB1 de Coselhas, da EB1 Martim de Freitas (duas turmas), da EB1 Montes Claros (três turmas), EB1 da Conchada, EB1 Sta. Cruz e da EB1 de Almedina (duas turmas).

 

O programa tem como objetivo o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística das crianças e dos jovens, estimular os sentidos para a fruição do universo cinematográfico e promover a cultura cinematográfica. Permite que as crianças se expressem livre e artisticamente sobre o que veem e o que tocam, podendo intervir na história do cinema e se apropriem dela, sentindo-se verdadeiros agentes sociais e culturais.

 

O projeto piloto surgiu no ano letivo 2021/22 com cinco turmas e cinco oficinas em sala de aula e contou com o apoio do Município de Coimbra. Este ano, o projeto desenvolve-se em quatro oficinas. “Kms de Película?”, ministrada por Sara Seabra e Sandra Alves. Trata-se de uma oficina exploratória de manipulação, intervenção e projeção em película (desenrolar um longo pedaço de película de um filme muito antigo e deixar que a ponta vá passando de mão em mão, pelos olhares estupefactos das crianças).

 

“Os Primeiros Filmes de Sempre”, orientada por Sara Seabra e Sérgio Gomes. É uma oficina de visionamento dos primeiros filmes da história do cinema, seguido de experimentação de filmagens ao estilo desses filmes. A terceira oficina “Shhh… Estamos à Escuta”, com António Pedro Figueiredo e Sara Seabra, de exploração de sons do cinema e a sua captação. E a quarta e última oficina “Bonecos Articulados em Exercício Fílmico”, com Joana Corker, Sara Seabra e Sérgio Gomes, para a realização de um pequeno filme de animação, com alguma narrativa.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×