A tradição vai cumprir-se e as marchas voltam a trazer à Baixa da cidade uma noite repleta de alegria e animação na próxima sexta-feira, dia 14 de junho, a partir das 20h15. O evento volta a criar um corredor de cor e música, entre a rua da Sofia e o Largo da Portagem, onde desfilarão 13 marchas, nove do concelho e quatro convidadas. Os três pontos de atuação do evento, que foi apresentado ontem, em conferência de imprensa, na pastelaria Sirius, são a Rua da Sofia, a Praça 8 de Maio (será o palco principal, onde se encontra o sistema de som e onde será feita a apresentação de cada uma das Marchas) e o Largo da Portagem.
Vão desfilar nove marchas do concelho de Coimbra, mais concretamente a Marcha de São Martinho do Bispo, Marcha do Grupo Artístico de Ribeira de Frades, Marcha Popular de Ribeira de Frades, Marcha Popular da Freguesia de Cernache (Marcharte), Marchas de São João de Vila Nova, Marcha Popular de Eiras, Marcha Popular de Cegonheira – Antanhol, Marcha de Santa Clara, Marcha de Celas e Olivais. Já as quatro marchas convidadas deste ano são: Marcha da Vila de Soure – APPACDM de Soure, Marcha de Vila Nova (Miranda do Corvo), Marcha de Vermoil e Marcha de Febres.
Este evento obriga ao condicionamento do trânsito nas ruas da Sofia e da Sota. A iniciativa implica o encerramento ao trânsito da Rua da Sofia das 19h30 de dia 14 até à 1h00 do dia 15 de junho, o encerramento do trânsito na Rua da Sota das 19h00 de dia 14 à 1h00 do dia 15 de junho, o encerramento do trânsito para cargas e descargas e recolha de resíduos na zona onde se efetua o desfile, nomeadamente no Largo da Portagem, Rua Ferreira Borges, rua Visconde da Luz, Praça 8 de Maio e Rua da Sofia.
Devido ao encerramento da Rua da Sofia, a circulação dos SMTUC será interrompida neste arruamento, entre as 19h30 de sexta-feira e a 1h00 de sábado, pelo que as Linhas n.º 2T, 4, 6, 6F, 5, 5T, 7, 7T, 10, 11, 16, 16G, 19T, 24, 24T, 25, 25T, 27, 28, 29, 30, 36, 42, 50, 50S, 50T, 51 e 103 sofrerão alterações e passam a utilizar a Av. Fernão de Magalhães e as ruas de Aveiro e de Saragoça como alternativa em ambos os sentidos. As paragens na zona do Jardim da Manga vão permanecer fora de serviço enquanto decorrer o evento.
Foi determinado, ainda, que seja utilizada a sinalização temporária, com antecedência razoável, para impedir a circulação rodoviária nas vias utilizadas e arruamentos adjacentes, de forma a garantir a segurança dos participantes no evento e dos diferentes utilizadores da via pública.